Prefeito Cacau homenageia personalidades alagoanas em 3ª edição da Comenda Dona Rosa da Fonseca

Maior honraria concedida pelo município foi iniciada em 2019, sendo entregue sempre no Dia da Proclamação da República

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau realizou a entrega da Comenda Dona Rosa da Fonseca a personalidades ilustres de Alagoas nesta quarta-feira (15), no Claustro do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra Dom Ranulpho, Complexo Conventual de Santa Maria Madalena. Esta é a terceira edição da maior honraria concedida pelo município, iniciada em 2019, sempre no Dia da Proclamação da República.

Neste ano, estão entre os agraciados o senador Renan Calheiros, o vice-governador Ronaldo Lessa, e os presidentes do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Fernando Toledo, e do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, assim como o empresário Álvaro Mendonça, presidente de honra da Carajás Home Center, a Mestra Alagoana e Fundadora da Filarmônica Santa Rita dos Impossíveis, Bertulina Nunes, e os deodorenses Josefa Maria da Conceição, agricultora, e Moabe Ramos, surfista.

“Com muita honra, a cidade de Marechal Deodoro recebe tantas personalidades nesta noite comemorativa, entregando a cada um de vocês a Comenda Dona Rosa da Fonseca, a maior honraria que nossa prefeitura concede, homenageando pessoas ilustres com serviços prestados à sociedade deodorense”, comemorou o prefeito Cacau.

Aos 70 anos, Josefa Maria trabalhou como cortadora de cana por mais de 30 anos, e há mais de 20 trabalha na agricultura local. Mãe de três filhos, ela também foi uma das recebedoras da comenda.

“Sempre quis trazer a agricultura familiar para Marechal Deodoro. Tive a oportunidade de conhecer o prefeito Cacau quando ele se candidatou pela primeira vez, e fiz esse pedido a ele. Quando ele ganhou, cumpriu com a palavra dele, e hoje eu me sinto honrada por estar aqui com essa medalha representando todos os agricultores de Marechal Deodoro que trabalham comigo na agricultura. É uma honra”, declarou dona Josefa, emocionando todos os presentes.

Os agraciados com a Comenda Dona Rosa da Fonseca, edição 2023, foram:

-Renan Calheiros, Senador do Estado de Alagoas
-Ronaldo Lessa, vice-governador do Estado de Alagoas
-Fernando Toledo, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas
-Fernando Tourinho, Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas
-Marcelo Victor, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa
-Paula Dantas, Secretária da Primeira Infância de Alagoas e Presidente da Comissão do Alagoas Feita à Mão
-Bertulina Nunes Barbosa, Mestra Alagoana e fundadora da Filarmônica Santa Rita dos Impossíveis
-Álvaro Mendonça Alves, presidente de honra da Carajás Home Center
-Ovídio Gurgel da Costa, artista plástico e ex-secretário de Turismo de Marechal Deodoro
-Wilson Júnior Fonseca, empresário e fundador da Galeria Destak Magazine
-Josefa Maria da Conceição, agricultora Deodorense
-Moabe Ramos das Neves, surfista Deodorense

Histórico

Em edições passadas foram distinguidas pela Comenda Dona Rosa da Fonseca grandes personalidades como o então vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o então ex-governador Renan Filho; o governador Paulo Dantas; o então presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Humberto Martins; o então presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Desembargador Kléver Loureiro; a Juíza Fabíola Melo Feijão, entre outros nomes notáveis.