Secretaria de Meio Ambiente viabiliza pontos de descartes e destinação de eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias no município

Resíduos estes que quando descartados de forma irregular podem acarretar danos ao meio ambiente e a saúde pública.

A Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, através da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Pesca e Aquicultura, implantou no município pontos de coleta para o descarte e destinação correta de eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias, resíduos estes que quando descartados de forma irregular podem acarretar danos ao meio ambiente e a saúde pública.

A coleta de lâmpadas, pilhas e baterias foi implantada em parceria com as empresas Reciclus e Qualitec, que são responsáveis pela destinação de cada um dos elementos das lâmpadas fluorescentes para o armazenamento correto de componentes nocivos e reciclagem das outras partes, como o vidro. Os elementos não podem ser encaminhados ao aterro sanitário e nem a coleta seletiva. Todos os componentes das lâmpadas são destrinchados e reaproveitados.
Em parceria ainda com a Galeria Destak Magazine, localizada no Centro Histórico, que possui implantado o coletor de lâmpadas e também coletor de pilhas e baterias, que são encaminhados a uma empresa que realiza a destinação final adequada dos mesmos. Ambos os pontos de coleta são abertos à população para que realize o descarte da maneira correta.

Quanto aos eletroeletrônicos, a cooperativa de reciclagem, COOPMAR, localizada na Rodovia Edval Lemos (galpão do antigo forrozao do Rafael), é ponto de coleta desses materiais. São reaproveitados para venda os elementos retirados desses materiais, como cobre, alumínio, metal, bronze, placas, entre outros.
A coleta de eletroeletrônicos pode ser solicitada também via WhatsApp da Coopmar: 82 99936-2831.