Conselho Municipal de Saúde de Marechal Deodoro empossa os novos conselheiros para o biênio 2023/2025

Solenidade contou com a presença de representantes do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas e foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Sival Clemente

Na tarde da última sexta-feira, dia 14 de julho de 2023, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, foram empossados os 24 novos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde de Marechal Deodoro e realizada a eleição da nova mesa diretora do órgão, que atuará no biênio 2023/2025.

A solenidade contou com a presença de representantes do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas e foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Sival Clemente, que fez a leitura da Portaria n.º 691/2023, pela qual o Prefeito Municipal de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, nomeou os membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2023/2025.

“Em meu nome e do nosso prefeito Cacau, desejo aos novos conselheiros uma boa gestão. Sabemos da importância que o Conselho Municipal de Saúde tem para a efetivação do SUS. Nosso papel enquanto conselheiros é de suma importância para a defesa do SUS e para o avanço cada vez mais da saúde em Marechal Deodoro. Estamos todos aqui, representantes dos usuários, dos trabalhadores, da gestão e dos prestadores de serviços, imbuídos de um só objetivo. A palavra hoje é união, é comprometimento, para alcançarmos nosso objetivo comum: que a população deodorense viva mais e melhor, com acesso a serviços de saúde resolutivos e de qualidade. Participar do Conselho de Saúde é uma missão coletiva: Aqui ninguém representa a si mesmo. Cada conselheiro representa um segmento da sociedade. Por isto acredito que de mãos dadas, seremos mais fortes e juntos iremos fortalecer o SUS e o Sistema Local de Saúde. Essa é a forma mais importante do controle social na saúde”, destacou o secretário municipal de Saúde, Sival Clemente.

Enquanto órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo e normativo, o Conselho Municipal de Saúde tem como principais funções: fortalecer a participação e o Controle Social no SUS, mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS, discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde; atuar na formulação e no controle da execução da política de saúde, incluindo os seus aspectos econômicos e financeiros, e propor estratégias para a efetivação das políticas públicas de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por membros titulares e suplentes dos segmentos gestor, prestador de serviço, trabalhadores da área da saúde e usuários do SUS representados por diversas instituições da Sociedade Civil Organizada.

É dirigido por uma mesa diretora, eleita entre seus membros e seu funcionamento se dá através das reuniões plenárias mensais e extraordinárias e atuação das comissões permanentes e temáticas.

Ainda na tarde do dia 14 de julho, foi realizada a eleição da nova mesa diretora, a qual ficou composta por:

Presidente: Pedro Ricardo dos Santos Silva – Segmento Usuário

Vice-presidente: Genivaldo Mendes Menezes – Segmento Usuário