Confira a programação da semana de comemorações dos 432 anos de Marechal Deodoro

Programação inicia no dia 29 de julho e segue até o dia 5 de agosto

Primeira capital de Alagoas, Marechal Deodoro completa 432 anos de sua fundação no dia 5 de agosto, e 196 anos de nascimento do filho ilustre, Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, a Prefeitura preparou mais uma semana de comemorações repleta de benfeitorias, ações e eventos voltados aos deodorenses.

A programação começa já no dia 29 de julho, com o mega show gospel Celebra Marechal, evento que já integra o calendário de eventos do município e chega a sua 2ª edição ao som de Josival Santos, Rute Assunção, Bruna Karla e a Banda Som e Louvor. No dia seguinte, 30 de julho, a cidade será movimentada pelo 1º Torneio Esportivo na Praça da Juventude (bairro da Poeira), que contará com competições de futvôlei, futmesa, X1 e X2, beach tennis e o campeonato deodorense de jiu-jitsu.

A partir das 7h30 da segunda (31), a atividade será um mutirão de saúde na UBS da Vila Altina, seguida por uma programação focada em visitas a obras de infraestrutura, como as de manutenção no Ginásio de Esportes Arnon de Melo e pavimentação do Loteamento Eldorado, e também a inauguração da pavimentação dos loteamentos Búzios do Francês e Eunice. Ainda teremos a retomada do programa Guarda Mirim, a ordem de serviço na sede do FAPEN, o lançamento da cartilha de boas práticas da Controladoria Geral do Município e entrega de óculos de grau para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJAI) na Escola Municipal Dr. Cláudio Roberto, no Povoado Pedras.

Na terça (01), além de mais uma edição do mutirão de saúde, iniciando às 7h30 na Unidade Básica de Saúde da Massagueira, e as inaugurações das ruas Rosalvo Ribeiro e São Domingos, na Massagueira. Em seguida, com a visita as obras da nova CARAJÁS, também na região da Massagueira, que irá gerar emprego para os Deodorenses,  visita a as obras da nova escola do Povoado Mucuri. A comunidade do Riacho Velho e Auxiliadora serão beneficiadas com a distribuição de Cestas Nutricionais. Será assinada a ordem de serviço de uma nova praça da Igreja de Santa Rita de Cássia, na Ilha de Santa Rita, a programação inclui a retomada da Filarmônica e das aulas de filé. O dia será encerrado com a final do Torneio de Futsal no ginásio de esportes Euridice Rodrigues Teixeira, na Ilha de Santa Rita.

Já na quarta (02), as atividades iniciam com uma ação educativa da SMTT em parceria com o Detran e o Sest Senat no viaduto da Praia do Francês, a partir das 8h30. Na sequência, ocorrerá o lançamento da pedra fundamental do 1°  Centro Municipal de Tratamento do Transtorno do Espectro Autista, que ficará localizado ao lado da Unidade Básica de Saúde do Recanto da Ilha. Ainda serão executadas ordens de serviço da pavimentação da Rua Santa Luzia, na Barra Nova. Por fim, serão inaugurados o Pavilhão do Artesanato e a obra de paisagismo da orla, ambos ainda na Praia do Francês.

A quinta (03) contará com o retorno de mais um mutirão de saúde, desta vez na Unidade Básica de Saúde da Terra da Esperança, começando às 7h30. O dia seguirá com a inauguração da revitalização das barreiras do Terra dos Marechais e Morar Melho, a formalização do termo de participação no Projeto Educa, projeto que fisa a educação de trânsito em sala de aula na Escola Municipal Dr. Cláudio Roberto, a Feira do Agricultor na Escola Municipal Governador Luiz Cavalcante e a visita às obras do Novo Pátio da Feira, na Poeira. Às 15h, na praça da Escola Rosa da Fonseca, será lançada a pedra fundamental da nova rodoviária, e a partir das 21h será realizado um grande show com Nadson, o Ferinha, Michele Andrade e Jandilma e Banda.

Na sexta (04), véspera do aniversário da cidade, a programação estará repleta de ações sociais e atividades em parceria com o Poder Judiciário. Às 8h, na Escola Dr. Cláudio Roberto, será realizada a ação Justiça Itinerante, com emissão de RG (apenas para aqueles que agendaram no CRAS, no dia 28 de juho), CPF, Carteira de Trabalho, 2ª via de Certidão de Nascimento, Divórcio Consensual, Retificação de Registro, Alvarás Judiciais (até 5 salários mínimos), Suprimento de Óbito, Averbação de Divórcio. Às 10h, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas, serão entregues 130 títulos de propriedades através da 6ª edição do programa Moradia Legal no Conjunto Terra da Esperança, encerrando o dia com o Casamento Comunitário, com 40 casais deodorenses.

E na data do aniversário de fundação de Marechal Deodoro, 5 de agosto, serão realizados um ato cívico no prédio sede da Prefeitura Municipal e uma homenagem a Manuel Deodoro, na Casa Museu de Marechal Deodoro. Já às 10h30, será inaugurado o Condomínio Industrial Eustáquio Toledo, na AL-215.