31 / 01 / 23

Prefeitura inaugura a requalificação do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes

A "Casa Lar Aconchego" representa um marco para o município e tem estrutura para receber até 10 crianças e jovens

A Prefeitura de Marechal inaugurou nesta terça-feira (31), a Requalificação do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes em situação de risco pessoal, emocional e social. O local foi adequado para oferecer todas as condições necessárias para o atendimento dessas crianças e adolescentes, com estrutura para receber até 10 crianças e jovens entre 0 e 17 anos que tiveram vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

O local conta com quartos climatizados, camas, berços, sala de brinquedos, cozinha e parquinho na área externa, proporcionando um ambiente agradável e acolhedor.

Além do prefeito Cláudio Filho Cacau, a Cerimônia de inauguração contou com a presença da Juíza Fabíola Melo Feijão, o Conselho Tutelar, vereadores, o Padre Luciano que abençoou o local, e toda a equipe que fará parte do trabalho na Casa Lar Aconchego

A coordenadora da Casa Lar, Amanda Alves, falou sobre a alegria em fazer parte desse momento e que o novo espaço permitirá que o trabalho seja feito cada vez melhor e mais humanizado para buscar a melhor solução para as crianças e adolescentes atendidos ” Esse espaço ficou muito bonito e acolhedor, agora temos condição para conseguir formar novas memórias, ricas e importantes e que vai influenciar muito no desenvolvimento de cada criança”, afirmou Amanda.

Para o prefeito Cacau, essa inauguração representa um marco social no município com o objetivo promover acolhimento e garantir proteção integral aos usuários, pois a Casa Lar, “acolherá crianças e adolescentes que estavam abandonadas, pessoas estas que são o futuro do nosso município, a requalificação deste lugar de acolhimento refletirá o futuro dos acolhidos oportunizando melhoria de vida e corroborando para que futuramente alcancem seus sonhos”, encerrou o gestor.

CASA LAR

É um serviço de acolhimento provisório oferecido em unidade residencial, na qual trabalham 2 cuidadoras por turno, prestam orientação e cuidado a um grupo de crianças e adolescentes, afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, conforme preconiza o ECA, (Estatuto da Criança e do Adolescente), temporariamente impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a familia de origem, ou na sua impossibilidade, encaminhada para familia susbstituta. São crianças ou adolescente que chegam encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Ministério Publico e Autoridade Judiciária. A equipe profissional é composta por coordenador, psicólogo, assistente social, pedagogo e cuidadores.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Esse Serviço visa estimular o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar, promover hábitos  e atitudes de autonomia e de interação social com as pessoas da comunidade, proporcionar vinculo estável entre cuidadores, equipe técnica e as crianças e adolescentes atendidos, além de favorecer vínculo familiar e comunitário dos mesmos, articulação com a rede de serviços, articulação com o Sistema de garantia de direitos e acompanhamento psicossocial dos usuários e respectivas famílias.

 

CONTATO

casalaraconchego@gmail.com