Segunda edição da Comenda Rosa da Fonseca homenageou 14 personalidades ilustres

A solenidade encerrou as festividades aos 133 anos da República do Brasil.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, homenageou 14 personalidades na segunda edição da entrega da Comenda Municipal do Mérito Dona Rosa da Fonseca. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (15), no complexo Conventual de Santa Maria Madalena, no Centro Histórico, encerrando as festividades de comemoração aos 133 anos da República do Brasil.

A Comenda foi instituída pela Lei Municipal de nº 1.287, de 29 de julho de 2019. Esta é a segunda vez que ela é entregue, pois, nos anos de 2020 e 2021, a pandemia inviabilizou a solenidade.

A noite contou com a presença de personalidades do estado de Alagoas, que receberam das mãos do prefeito Cláudio Filho Cacau e da primeira dama Lara Cansanção, a medalha e um diploma de honraria. Seis personalidades do nosso município receberam a comenda, por contribuir com a história da cidade. Loredana Lulli Pedri (Artesã Deodorense), Sidirlea Rocha da Silva (Cocadeira), Jailson da Silva Santos (Presidente da Colônia dos Pescadores), Gerson Geraldo Santos (Maestro da Sociedade Musical Carlos Gomes), José Roberto Anselmo (Presidente da Cooperativa dos Catadores), e o deodorense Cláudio Alexandre Ayres, Ex-Secretário de Estado da Saúde e agora Deputado Estadual mais votado de Alagoas.

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, e o governador de Alagoas, Paulo Dantas, receberam a homenagem no período da manhã, por questões de agenda. A solenidade aconteceu no Palácio Provincial do município.

Para o Prefeito Cláudio Filho Cacau, poder voltar a realizar mais uma edição desse evento é um motivo de alegria e satisfação pois não se trata de um evento qualquer, trás o nome, Dona Rosa da Fonseca, mulher de fibra, de coragem, que ensinou a servir, servir com presteza, e aproveitou para agradecer a presença dos homenageados.

” Com muita satisfação a cidade recebe vocês nesse momento de celebração. Iniciamos o dia com desfiles cívicos e militares, resgatando as tradições dos desfiles em Marechal Deodoro, e dessa forma engrandecendo essa data tão importante. Hoje, também homenageamos personalidades notáveis que nos visitam, residem e trabalham no nosso município. As escolhas foram bem diversificadas em seguimentos a população que engrandecem Marechal, Alagoas e o Brasil,” afirmou o prefeito.

A cerimônia contou com a presença dos secretários e vereadores da cidade, funcionários públicos e a parte musical comandada no fim da festa pela Sociedade Musical Carlos Gomes.

Confira quem recebeu a homenagem:

Ministro Humberto Eustáquio Soares Martins – Ex-Presidente do Superior Tribunal de Justiça

Desembargador Federal Rubens de Mendonça Canuto Neto – Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Desembargador Klever Rêgo Loureiro – Presidente do Tribunal de Justiça

Márcio Roberto Tenório de Albuquerque – Procurador Geral de Justiça

Fábio Luiz Araújo Lopes de Farias – Ex-Secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado de Alagoas

Otávio Lessa de Geraldo Santos – Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas