Prefeitura realiza ações para amenizar prejuízos causados pelas chuvas

Secretarias atuaram de forma integrada para acolher desabrigados com alimentos, vacinas e cuidados

Secom Marechal Deodoro

A Prefeitura de Marechal Deodoro está em ação desde a última sexta-feira (01) para minimizar o impacto das chuvas que atingem o município nos últimos dias. Famílias que moram em áreas de risco estão sendo retiradas pela Defesa Civil Municipal e encaminhadas para abrigos designados pela gestão pública.

As escolas Governador Luiz Cavalcante, Joviniano de Almeida Rodas, Maria Petronila de Gouveia, Dona Maria de Araújo Lobo, Creche Sonho Feliz (antiga Escola SESI) e NEI Benvinda Pau Ferro foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação para receber os moradores que tiveram que deixar suas residências, além de um casarão localizado no bairro de Taperaguá, cedido por um morador.

Até o momento, cerca de 700 pessoas estão ocupando esses locais, onde estão recebendo refeições e também vacinação contra Hepatite B, Difteria, Tétano, Influenza e Covid-19, por meio de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde.

No sábado, o prefeito Cláudio Filho Cacau suspendeu as aulas em todo o município nos dias 04 (segunda) e 05 (terça), em virtude das chuvas. “Devido ao transbordamento da Lagoa Manguaba, estamos com diversos pontos da cidade alagados. Estamos suspendendo as aulas nos dias 4 e 5 de julho”, informou Cacau.

A Defesa Civil de Marechal Deodoro recomenda a todos os moradores do município que, em caso de emergência, acionem o órgão através do telefone (82) 99419-8942.

Comitê de Prevenção às Enchentes – Prevenir

Desde o início do mês de abril, equipes do Comitê de Prevenção às Enchentes (Programa Prevenir), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, estão em ação, fazendo o motonivelamento de ruas e abrindo valas para auxiliar no escoamento das águas.

A ação conta ainda com a limpeza de canais, fazendo a poda de vegetação aquática para impedir o represamento de água e minimizar o transbordamento.