Marechal Deodoro antecipa recesso escolar para atender famílias atingidas pelas enchentes

Recesso da rede municipal começa nesta segunda-feira; a3ulas serão retomadas em 14 de junho

A Prefeitura de Marechal antecipou o recesso escolar do meio do ano para atender os deodorenses desalojados pelas enchentes causadas pelas chuvas que atingiram o município nos últimos dias. As aulas ficam suspensas já a partir desta segunda-feira (30) até 13 de junho, com as aulas retornando em 14 de junho.

Segundo dados da Secretaria de Assistência Social do município, há 67 crianças e adolescentes em idade escolar entre os desalojados. De acordo com o prefeito Cláudio Filho Cacau, a medida visa garantir assistência aos deodorenses atingidos pelas cheias.

“Entre os atingidos estão nossos amigos, nossos vizinhos, pessoas que moram nos mesmos bairros que nós. Já temos três escolas sendo usadas como abrigos e, se for necessário, poderemos ter outras usadas com essa finalidade. O importante agora é dar acolhimento e segurança para essas famílias”, garante Cacau.

Na quinta-feira (26), o prefeito decretou situação de emergência por conta da chuva. em 24 horas o município chegou a registrar 155 milímetros de chuva.

Já na sexta-feira o prefeito sancionou a lei, de autoria do Poder Executivo e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Marechal Deodoro, que autoriza pagamento de um auxílio aos deodorenses afetados pela chuva.

A lei prevê o pagamento de um valor de até R$ 2 mil por família atingida em locais identificados por servidores da Secretaria de Assistência Social e da Defesa Civil municipal. O auxílio poderá ser pago a até mil famílias e será custeado com uma verba de R$ 2 milhões de recursos próprios.

Ações do Município no enfrentamento às cheias de 2022

>Assistência Social – Acolhimento

Ao todo, três escolas e uma casa estão sendo utilizadas como abrigos temporários para 182 pessoas de 57 famílias que ficaram desalojadas após o nível das águas inundar as casas onde essas pessoas moravam. Os locais utilizados como abrigo são:

-Escola Municipal Governador Luiz Cavalcante: 107 pessoas (32 famílias);
-Escola Municipal Doutor Joviniano de Almeida Rodas: 27 pessoas (9 famílias);
-Escola Municipal Jonas de Oliveira Pinto: 13 pessoas (3 famílias);
-Casa em Taperaguá: 35 pessoas (13 famílias)

A Secretaria de Assistência também promoveu a distribuição de Cestas Básicas às comunidades do município que ficaram ilhadas. A entrega das cestas foi feita de barco.

>Saúde – Vacinação

Neste sábado (28), uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro está percorrendo as comunidades que moram as margens da Lagoa Manguaba para aplicar vacinas nas pessoas que moram nessas localidades. As vacinas aplicadas são contra a gripe, hepatite e tétano, uma forma de fortalecer a imunidade dessa população.

>Infraestrutura – Enfrentamento as enchentes

Desde o começo do mês de abril, equipes do Comitê de Prevenção às Enchentes (Prevenir) estão nas ruas de Marechal Deodoro fazendo o motonivelamento de ruas, abrindo valas para auxiliar o escoamento das águas.

A ação conta ainda com a limpeza de canais, fazendo a poda de vegetação aquática para impedir o represamento de água e minimizando o transbordamento.