NOTA DE PESAR – Nelson da Rabeca

Músico instrumentista faleceu nesta sexta (22) e deixa um imenso legado para a cultura de Marechal Deodoro e de todo o Brasil

Foto: Wellington Alves/Secom Marechal Deodoro

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, lamenta o falecimento do músico e instrumentista Nelson da Rabeca, ocorrido nas primeiras horas desta sexta-feira (22). Um dos maiores nomes da cultura alagoana, Seu Nelson tinha 81 anos e era conhecido nacional e internacionalmente pela desenvoltura com o instrumento que carregava em seu nome.

Natural de Joaquim Gomes, Nelson dos Santos veio para Marechal Deodoro na década de 60 para trabalhar na agricultura, e desde então se apaixonou por nossa terra e nossa gente. Morador do bairro da Poeira, ele se encantou pelo violino aos 56 anos ao vê-lo sendo tocado na TV, e decidiu criar o seu próprio. Como ele mesmo fazia questão de contar, esculpiu uma rabeca de um tronco de Jaqueira e dela passou a extrair o timbre maravilhoso.

A partir de então, se tornou Nelson da Rabeca. Autodidata, nunca estudou música, mas isso não o impediu de produzir mais de 6 mil rabecas artesanais e várias músicas que encantaram artistas de todos os ritmos. Dono de um imenso carisma, ele sempre recebia a todos com um adorável sorriso, ao lado de dona Benedita da Silva, a Dona Biu, sua esposa e parceira musical.

Mestre rabequeiro e Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2009, teve dez filhos (um falecido), trinta netos e cinco bisnetos. O prefeito Cláudio Filho Cacau decretou luto oficial de três dias no município.