Após recomendação da Adeal, prefeito Cacau assina decreto proibindo aglomeração de animais em Marechal Deodoro

Decisão foi tomada após agência constatar um possível surto de raiva na região

Foto: Wellington Alves/Secom Marechal Deodoro

Secom Marechal Deodoro

O prefeito Cláudio Filho Cacau decretou nesta quinta-feira (28) a proibição de aglomeração de equídeos e muares no município de Marechal Deodoro. A decisão foi tomada em decorrência da recomendação feita pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), após constatar um possível surto de raiva na região. A proibição, por sua vez, acarretou no cancelamento da Cavalgada do Trabalhador, que seria realizada neste domingo (01).

A equipe de veterinários da Adeal colheu material de animais para análise após suspeita de casos da doença em Marechal. Serão realizados exames em laboratórios oficiais, mas até o momento ainda não há informações conclusivas.

O prefeito Cacau, por meio de suas redes sociais, falou à população sobre a decisão e o cancelamento do evento, e ponderou que a cautela é necessária para evitar mais contágios e futuros problemas para os animais e até mesmo para o público.

“Acabei de receber da Adeal uma recomendação para suspensão de todas as atividades de cavalgada em Marechal Deodoro. Existe a possibilidade de acidade estar passando por um surto da síndrome nervosa da raiva e, com isso, para manter a segurança sanitária de todos os equinos e também o risco de proliferação para os humanos, estamos baixando um decreto proibindo manifestações de rua com aglomeração de animais”, explicou o prefeito.