Marechal Deodoro recebe Arena Saúde, e realiza mais de 400 atendimentos em dois dias

Texto: João Victor Maciel/Fotos: Diego Everton e Wellington Alves

Em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde (SESAU) e a Prefeitura de Marechal Deodoro, o “Arena Saúde” atendeu pacientes acometidos por doenças crônicas não transmissíveis, que são acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelo Programa Melhor em Casa. Foram realizados mais de 400 procedimentos, neste sábado (12) e domingo (13).

A ação cumpriu o objetivo de colaborar com redução da demanda reprimida de algumas especialidades do município, que sofreu aumento em virtude da pandemia da Covid-19.

Para a realização do mutirão, a Prefeitura envolveu mais de 30 profissionais de Saúde do Município, além de disponibilizar o transporte para todos os pacientes.

No último dia de ação, o Prefeito Cláudio Filho Cacau visitou o local, acompanhado do Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Para o Alexandre, ações como essa demonstram o real significado da saúde: Cuidar das pessoas.

“Estamos aqui num fim de semana, com servidores voluntários, por entendermos que o cidadão, independente de cor, raça ou classe social, merece respeito”, afirma Ayres.

O Prefeito Cacau agradeceu ao Governo de Alagoas pela parceria e reconheceu a importância de mutirões como esse.

“São iniciativas como essas que previnem quadros complicados, que tratam casos precocemente, que salvam vidas. Marechal Deodoro tem orgulho de manter essas parcerias” declara Cacau.

O mutirão contou com serviços, como avaliação antropométrica e do pé diabético, medição de índice glicêmico, pressão arterial e atividade física.

Além disso, foram ofertadas consultas com cirurgião vascular e geral e atendimento odontológico para avaliação de casos para pesquisa sobre câncer de boca e cuidados para manter a saúde bucal. A ação ainda realizou exames de ultrassom com doppler de membros inferiores.