Inauguração do maior investimento na educação pública marca volta às aulas em Marechal Deodoro

Com o investimento de R$ 8 milhões em recursos próprios, a Escola Municipal Dr. Cláudio Roberto da Costa Santos se torna o maior investimento na educação municipal

Texto: João Victor Maciel/Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro inaugurou, nesta segunda-feira (14), a Escola Dr. Cláudio Roberto da Costa Santos. O equipamento é o maior investimento da história da Educação deodorense, sendo a primeira escola municipal com piscina no município e marcou o retorno às aulas no formato 100% presencial.

Localizada no povoado Pedras, a escola conta com 12 salas de aulas, laboratório de ciências, informática, auditório, refeitório e biblioteca. Além disso, conta com um ginásio poliesportivo com vestiários e piscina de tamanho semiolímpico. Além disso, foram adquiridas novas mobílias e também kits escolares completos para todos os alunos.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Cláudio Filho Cacau falou do orgulho em realizar um sonho da gestão ao entregar esta escola.

“Esta é a sétima escola construída em menos de 6 anos, e me orgulho ao lembrar do caminho percorrido até aqui. Nós reestruturamos a Educação para avançar com novas obras, e vivemos hoje um novo momento. Tudo isso para que o filho do deodorense possa ter o respeito e a dignidade de desfrutar das melhores oportunidades da sua terra”, declara o prefeito.

Ao todo, mais de 10 mil alunos, com faixa etária a partir dos dois anos de idade, retornaram às salas de aulas neste ano em toda a rede municipal. Para atender a todos os alunos, são 16 escolas funcionando durante os dois turnos para o Ensino Fundamental, 8 núcleos de Educação Infantil em funcionamento durante manhã e tarde, além de mais 5 escolas funcionando noturnamente para as turmas de Jovens e Adultos.

Com cores e sabores, a merenda escolar tem alimentado de forma nutritiva a todos os alunos da rede. O cardápio é elaborado antes mesmo do início das aulas pela Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação. Um dos diferenciais do município que tem colaborado com a qualidade da merenda é a compra dos alimentos provenientes da agricultura familiar de Marechal Deodoro, fomentando a economia do Município e incentivando o agricultor. Todos os alimentos são trazidos da zona rural do município sem qualquer agrotóxico. Entre os alimentos que compõem o cardápio das escolas municipais, e são fornecidos por produtores deodorenses estão raízes, frutas, hortaliças e legumes.

Clara Batista, é uma das alunas da rede municipal e não nega a alegria em poder desfrutar do espaço escolar novamente.

“A sensação é maravilhosa em poder voltar a andar pelo corredor da escola, comer dessa merenda feita com tanto carinho, ver os amigos na sala de aula e também aprender com os professores. A gente estava com saudade disso, mas enfim voltamos!”, comemora a aluna.