Prefeito Cacau visita agricultores do “Merenda da Terra” e entrega grade aradora

Ao todo, são 68 famílias beneficiadas através do “Merenda da Terra”. Ao todo, estão sendo implantados quatro kits de irrigação, que suprem as necessidades de, pelo menos, 15 agricultores.

Texto: João Victor Maciel/ Fotos: Wellington Alves

O programa Merenda da Terra continua desenvolvendo a agricultura familiar do município. O prefeito Cláudio Filho Cacau visitou, nesta segunda-feira (07), as propriedades rurais do programa para celebrar a implantação dos kits de irrigação e entregar uma grade aradora para proporcionar uma estrutura melhor da terra para o plantio.

Ao todo, são 68 famílias beneficiadas através do “Merenda da Terra”. Estão sendo implantados quatro kits de irrigação, que suprem as necessidades de, pelo menos, 15 agricultores. Os kits são compostos por duas caixas d’água de mil e dois mil litros, 200 metros de mangueira e fita de gotejo. O gotejamento é a forma mais eficiente de fornecer água e nutrientes às plantas porque entrega as quantidades ideais de acordo com as fases do seu cultivo, no momento certo e diretamente na raiz da planta, e por isso é a opção mais utilizada pelos agricultores da região.

Uma das principais raízes cultivadas nas plantações é a macaxeira, que é o carro-chefe da Dona Josefa. Ela é agricultora na região há muitos anos e acompanha a gestão desde as primeiras iniciativas de incentivo à agricultura familiar. Ela conta que suas expectativas são cada vez mais altas quanto ao plantio e colheita. Com o auxílio do trator e a instalação dos sistemas de irrigação, Josefa aumentou sua produção em poucos dias se comparado com o tempo em que não tinha tantas tecnologias que a auxiliasse. Essa vitória é muito de muita comemoração para ela e todos os agricultores que fazem parte do programa.

“Daqui para frente, vai melhorar bastante. Com a chegada da grade aradora, muitos vão poder preparar sua terra rapidinho. Eu estou muito feliz, pois o trator veio como uma grande ajuda para nós. Como alguém que cuida da terra desde pequena, sei o valor da água no desenvolvimento da plantação. Olho para nossa história e vejo o quanto avançamos: Temos água, equipamentos e muita vontade de trabalhar. Hoje, a agricultura familiar encontrou o respeito que merece” declara Josefa.

Segundo o Prefeito Cacau, o programa seguirá promovendo ações que impulsionem ainda mais os agricultores. Além da aquisição de novos materiais e apoio técnico, ele afirma que continuará buscando por alternativas que desenvolvam a agricultura familiar no município. Em parceria com o Deputado Federal Sérgio Toledo, um trator foi entregue aos agricultores a fim de ajudá-los no plantio. Para trazer completude à iniciativa, a Prefeitura realizou também a entrega de uma grade aradora que proporcionará um acabamento mais fino e uma estrutura mais adequada do solo.

“O retorno positivo de todo o investimento na agricultura familiar é gigantesco. Desde o momento em que entregamos o respeito merecido a esses trabalhadores, temos visto o crescimento manifestado em atividades com a compra dos alimentos destinados para a merenda escolar. Sei o valor do trabalho e valorizo o nosso deodorense que sempre colabora com o nosso desenvolvimento como Município” afirma o prefeito.