Lei que concede auxílio a músicos carnavalescos é aprovada em Marechal Deodoro

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o auxílio alcançará 400 músicos envolvidos nas festividades canceladas.

Texto: João Victor Maciel/Fotos: Wellington Alves

A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira (21), o projeto de lei nº 05/2022 que concede um auxílio de R$ 500,00 reais aos músicos das orquestras de frevo de Marechal Deodoro. Pensando nos musicistas carnavalescos, o projeto  foi idealizado pelo prefeito Cláudio Filho Cacau e encaminhado para aprovação na data em que se comemora o Dia Nacional d0 Frevo, no início de fevereiro. A iniciativa tem o objetivo de amenizar os transtornos financeiros causados pela atual crise sanitária, além de valorizar a cultura deodorense.

A lei é fruto de uma reunião com representantes das filarmônicas da cidade, e a Secretaria de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico. Na ocasião, o prefeito Cacau atendeu os pleitos da classe e apresentou a proposta de auxílio. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o auxílio alcançará 400 músicos envolvidos nas festividades canceladas, período muito esperado já que o carnaval proporciona uma grande oportunidade financeira que colaboraria com a renda de várias famílias.

Conhecida como cidade dos músicos, Marechal Deodoro tem uma forte tradição carnavalesca. Durante todo o mês de fevereiro, os músicos deodorenses enchem as ruas de frevo e alegria, entretanto, o cenário é diferente neste ano. Seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), as festas de Carnaval estão canceladas devido ao aumento de casos da Covid-19. Para o prefeito Cacau, o auxílio é uma alternativa de cuidar da cultura e das pessoas. Ele explica que a medida do cancelamento foi a mais prudente nas atuais circunstâncias, entretanto não se pode desamparar a cultura da cidade, que recebia um respiro fundamental nesta data.

“Essa iniciativa demonstra o nosso respeito e compromisso com a cultura da cidade. Continuamos fortalecendo os mecanismos necessários contra a Covid-19. A música da cidade é um dos nossos tesouros. Independentemente das festas, apoiaremos nossos músicos” declara o prefeito.