Fachadas do Centro Histórico de Marechal Deodoro ganham nova pintura

Texto: João Victor Maciel/Fotos: Wellington Alves

A história se renova e sempre ganha uma nova cor. A parceria firmada entre a Prefeitura de Marechal Deodoro e a Ibratin comprova isso através da requalificação das fachadas do Centro Histórico da cidade. Tombada como Patrimônio Histórico do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (IPHAN) em 2006, a primeira capital do Estado estampa a história de um povo nos detalhes de cada construção. A ação acontece com o objetivo de preservar e conservar a cidade e sua representação histórica e cultural.

Mesmo com as transformações trazidas pelo passar dos séculos, os casarios antigos abrigam desde os estabelecimentos comerciais às repartições públicas do centro da cidade, por isso esse foi o perímetro escolhido para receber a requalificação. Inicialmente,  as cinco principais ruas receberão pintura em todas as fachadas: Tavares Bastos, Marechal Deodoro, São Francisco, Melo Moraes e Barão de Alagoas. A requalificação das fachadas é realizada com base nas tipologias e tintas de época, remetendo aos tempos em que Marechal Deodoro foi fundada.

Segundo a Superintendência de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico de Marechal Deodoro, ações como essa são importantes para a conservação da cidade e reafirmação do legado que carrega, e deve ser protegido. Marechal vive um momento de revalorização cultural, observado por deodorenses e visitantes de todo o país.

Com as novas cores, a cidade se tornará ainda mais agradável. O município é um dos principais destinos turísticos de Alagoas, reconhecido internacionalmente pela Praia do Francês, mas também tem desenvolvido cada vez mais a vertente do turismo histórico, com circuitos a pé pela região. A Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cláudia Pessôa conta como é gratificante ver a cidade mantendo viva sua tradição e história mesmo nos mínimos detalhes.

“Sem dúvidas, ter as fachadas pintadas é um toque especial ao belo cenário que o ambiente, por si só, nos proporciona. Elas são peças fundamentais na composição de uma paisagem de qualidade e organização a todos que têm a oportunidade de conhecer o Palácio Provincial, Mercados das Rendas, Museu Casa de Deodoro, Casa de Singeleza e outros pontos turísticos do nosso Centro Histórico. O benefício é gigantesco a ponto de atingir os deodorenses, os visitantes e os amantes da cultura brasileira espalhados pelo mundo inteiro” declara a secretária.