Prefeito Cacau anuncia novas medidas de enfrentamento a Influenza H3N2 e Covid-19 em Marechal Deodoro

Com o aumento de casos de doenças virais no município, as ações servirão para evitar o aumento do contágio.

Texto: João Victor Maciel (estagiário) e Antônio Carlos Souto (Jornalista MTE 1917/AL)

Marechal Deodoro já adotou novas medidas contra a Influenza e a Covid-19. Em uma live transmitida na tarde desta sexta-feira (07), o prefeito Cláudio Filho Cacau anunciou diversas ações de enfrentamento ao surto da Influenza H3N2 e o aumento dos casos de Covid-19. Entre as ações, está a ampliação de unidades de tratamento de síndromes gripais, o aumento de testagem da população com sintomas que indiquem as doenças, além da retomada dos dias “D” de vacinação contra a Covid-19.

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Sival Clemente, o prefeito alertou a população quanto aos vírus e suas variações, enfatizando a prevenção como a melhor forma de combate. Com o aumento de casos de síndromes gripais no município, as ações servirão para evitar o aumento do contágio.

AUMENTO DA TESTAGEM

Como medida preventiva, todos os postos de saúde do município já realizam os testes para a Covid-19. Agora, essas testagens serão intensificadas novamente. São oferecidos testes rápidos de anticorpos IgG e IgM, através do sangue, para pessoas que ainda não se vacinaram e o teste Swab antígeno, via nasal, para quem já se vacinou. A testagem é realizada mediante a apresentação de sintomas, configurando um quadro que pode ser clinicamente avaliado como suspeito de contaminação. Em breve, o município deve receber lotes de teste que possam também identificar a Influenza H3N2.

AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO

O município conta com mais de 20 unidades de saúde e duas bases de urgências e emergência. Para intensificar os atendimentos nas diversas regiões da cidade, uma estratégia foi montada para atender as comunidades centrais e canais. Para a população dos canais, a Unidade Básica de Saúde da Massagueira realizará atendimentos específicos às síndromes gripais nos horários de 16h às 20h, de segunda a sexta.

As unidades que contam com o programa “Saúde na Hora”, que estende o horário de atendimento para o turno da noite, também darão continuidade ao atendimento ampliado, entretanto, desta vez, dedicando-se no horário de 13h às 20h, de segunda a sexta, para pacientes com quadros gripais. São elas: UBS José Dias e Terra da Esperança e UBS Vila Altina e Estiva.

O ambulatório 24h, no Centro Histórico, e a Unidade de Pronto Atendimento Irmã Dulce (UPA), no Francês, segue sendo referência no atendimento para as síndromes gripais estando disponível para o atendimento em tempo integral.

VACINAÇÃO

No sábado (15 de Janeiro), a Prefeitura voltará a realizar o “Dia D de vacinação” em pontos estratégicos. Serão reabertos os seguintes pontos: Escola Petronila de Gouveia, na Massagueira; Escola Governador Luiz Cavalcante, em Taperaguá; e o Drive-Thru de Vacinação no Trevo do Francês. As unidades de saúde seguirão vacinando numa programação estabelecida semanalmente.

Também será iniciada na próxima semana a vacinação de segunda dose e reforço para os milhares de trabalhadores das indústrias do Pólo Industrial José Aprígio Vilela e da Usina.

Durante a Live, também foi anunciado que, em breve, serão informadas as estratégias de vacinação para crianças de 05 a 12 anos no município. Após as orientações do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), uma logística será elaborada através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

CANCELAMENTO DO CARNAVAL

Seguindo as orientações do Governo do Estado e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), as festas públicas de carnaval em Marechal Deodoro estão canceladas. Enquanto as festividades privadas, o Estado ainda não se pronunciou sobre as medidas.

O prefeito Cacau declara que o momento exige cautela e atenção, por isso as medidas estão sendo tomadas antes que a situação se agrave no município. Ele reafirmou a importância da vacinação, apontando-a como a arma mais eficaz para a vitória sobre a pandemia.

“Vamos continuar nos prevenindo, vamos continuar vacinando para vencermos este momento. A vacina salva vidas, e os cuidados diários, como a utilização do álcool 70 e o uso de máscaras são indispensáveis para que possamos nos prevenir e combater esse mal que estamos enfrentando há quase dois anos” declara o prefeito.