Prevenir: equipes intensificam trabalhos de prevenção contra enchentes e alagamentos.

Canais e Centro Histórico, recebem limpezas nas galerias pluviais, ruas e praças com o objetivo de prevenir enchentes e alagamentos.

Texto: Lucas Menezes (estagiário)/ Fotos: Wellington Alves

Durante essa época de fortes chuvas em nossa cidade, as equipes do Comitê de Prevenção as Enchentes (PREVENIR), está realizando paliativos como forma de prevenção aos alagamentos e danos causados pelas chuvas.

Nos canais, como Barra Nova, Santa Rita e Massagueira, está sendo realizado desobstruções de galerias, retirada de lixo e entulhos que são as principais causas de alagamentos e entupimentos de galerias.

Já no Centro Histórico, as equipes estão empenhadas diariamente nas limpezas de ruas e praças. O trabalho conta com a retirada de resíduos sólidos, além, do serviço de capina no local.

O trabalho de prevenção consiste na limpeza de córregos, galerias, rios e lagoas, como também drenagem de águas pluviais e reabertura de valas. Cada ação serve para que as águas decorrentes do período chuvoso consigam escoar rapidamente, evitando os alagamentos e inundações.

A Prefeitura está fazendo o seu papel e trabalhando, dia após dia, para amenizar os trabalhos causados pelas fortes chuvas que se aproximam. Seja nas medidas preventivas ou nas remediações dos danos após temporais.

Entretanto, esse trabalho é realizado em conjunto. Por isso a importância de não jogar lixo nas ruas ou nas galerias pluviais. Pois o entupimento das vias causa alagamentos. É de extrema importância que a população não descarte qualquer tipo de material ou resíduo nas lagoas e rios.

Nesses últimos dias, o prefeito Cláudio Filho Cacau, e a equipe do Prevenir, visitaram as ruas realizando um mapeamento nos pontos de situações de risco e transtorno. O objetivo é garantir que problemas maiores não aconteçam com a chegada do inverno.

“Intensificamos a manutenção do sistema de drenagem, desobstruindo bocas de lobo, limpando galerias, além de guias e sarjetas, principalmente em pontos mais críticos já mapeados. Essa iniciativa faz parte do plano de prevenção de enchentes da prefeitura. Estamos trabalhando para garantir segurança e tranquilidade aos munícipes nesse período de chuvas”, disse o prefeito Cacau.