Merenda da Terra: Prefeitura fomenta agricultura deodorense e compra alimentos para merenda escolar

Texto: João Victor Maciel (estagiário) | Fotos: Wellington Alves

Marechal Deodoro continua desenvolvendo a agricultura familiar. Lançado no início deste mês, o programa “Merenda da Terra” está investindo nos agricultores da cidade e comprando alimentos que são destinados para a merenda escolar. Neste primeiro momento, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, junto ao deputado federal Sérgio Toledo, entregou um trator e mais quatro kits de irrigação para auxiliar na manutenção das atividades de plantio dos trabalhadores. Ao todo, são 48 agricultores beneficiados e cadastrados.

O programa Merenda da Terra é um programa de fomento e incentivo à agricultura familiar do município de Marechal Deodoro. Por não ter um local próprio para o plantio, os agricultores acabavam usando propriedades privadas para o desenvolvimento de suas atividades, de forma irregular. Pensando nisso, a Prefeitura arrendou 50 hectares de terra, sublocando a área para que os agricultores pudessem plantar em um novo espaço com segurança e garantia da colheita.

A partir do lançamento do programa, os agricultores continuarão plantando com a assistência técnica da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura viabilizou a emissão das DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf) aos agricultores deodorenses, que é um documento de identificação da agricultura familiar; que pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar, quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias.

Com o documento, os agricultores passaram a ter acesso às políticas públicas, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de acesso a crédito. O prefeito Cacau falou da valorização ao agricultor deodorenses.

“A realidade que vejo na agricultura familiar nos dias de hoje é motivo de muito orgulho. Nós planejamos tudo isso lá atrás, e estamos começando a colher os frutos. Estamos entregando mais estrutura para a continuação de ações que já estão sendo realizadas há quatro anos, como a compra dos alimentos e destinado para a merenda escolar. Nós investimos neles, recebemos o retorno e todos saem recompensados pela força do trabalho” afirma o prefeito.

Em parceria com o deputado federal Sérgio Toledo, um trator está sendo entregue aos agricultores a fim de ajudá-los no plantio. O trator será responsável por trazer mais agilidade ao processo. Além disso, quatro kits de irrigação foram entregues aos trabalhadores, compostos por duas caixas d’água de mil e dois mil litros, 200 metros de mangueira e fita de gotejo. Cada kit suprirá a necessidade de, aproximadamente, 15 agricultores.

Josefa da Silva é uma agricultura experiente, vista com muito respeito pela comunidade. Ela conta da sua alegria em receber esses materiais, pois com a chegada do verão, atividades simples se tornam mais complexas por conta do sol.

“Ter um bom sistema de irrigação, um trator para auxiliar no plantio e tantos outros equipamentos ajudarão para que o ano todo nós estejamos trabalhando e no tempo certo, colheremos com lucro suficiente para sustentar nossas famílias. O agricultor deodorense nunca teve uma coisa dessa. Agora nós trabalhamos em paz e conseguimos ter lucro, graças a Prefeitura e o apoio que ela vem nos dando nesse tempo” declara Maria Josefa.