Após programa de reforço escolar, alunos da rede municipal de ensino conquistam mais de 75% das vagas do IFAL MD 2021

O resultado das provas foi divulgado nesta quinta-feira (16), sendo motivo de celebração para alunos e educadores.

Texto: João Victor Maciel (estagiário) | Fotos: Wellington Alves

Uma gestão comprometida, equipes capacitadas e alunos dedicados são o segredo do sucesso da Educação de Marechal Deodoro. Em 2021, mais de 75% dos alunos aprovados no Instituto Federal de Alagoas, no campus Marechal Deodoro, são alunos da rede municipal de ensino. Os avanços nas aprovações aconteceram após a implantação do programa “Preparando Para o Futuro”, que reforçaram as aulas dos alunos dos 9º anos.

O resultado das provas foi divulgado na última sexta-feira (10), sendo motivo de celebração para alunos e educadores. A avaliação é realizada através de questões nas áreas de língua portuguesa e matemática, reunindo conhecimentos das séries finais do ensino fundamental. Para a Prefeitura de Marechal Deodoro, os dados vêm para reafirmar o crescimento exponencial da qualidade da Educação no município.

Após os investimentos da Educação, com a implantação do programa “Preparando Para o Futuro”, os índices de aprovação alavancaram. Em um comparativo dos anos de 2017 e 2018, o número de alunos da rede pública municipal aprovados para o IFAL aumentou. Em 2017 e 2018, a rede ingressou cerca de 50% dos alunos da rede municipal na instituição na federal, ainda assim, um avanço, tendo em vistas que anteriormente apenas dezenas dos deodorenses alcançavam a aprovação.

Já em 2019 e 2020, os índices aumentaram, respectivamente, para 60% e 62%. Este ano, o município bateu o seu recorde. Das 144 vagas disponíveis, 109 dos aprovados são alunos da rede municipal de educação, uma estimativa de 75% os números demonstram a contínua evolução.

A Secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Karoline Flora, conta que está muito feliz com os resultados. Segundo ela, os resultados reforçam o quanto a gestão do prefeito Cláudio Filho Cacau tem trabalhado em prol da Educação do Município.

“Estamos muito felizes com essa conquista. É um orgulho para nós, como Secretária de Educação, ver essa vitória deles [aluno]. É lógico que nós traçamos os caminhos para abrir portas para eles, com os programas e reforços nas aulas, mas tudo isso é fruto do mérito deles, dos esforços deles. Hoje, toda equipe da Educação é só orgulho”, afirmou a secretária.