Regata de Canoas, ações de saúde e mais de 10 mil em prêmios marcam comemoração dos 100 anos da Colônia dos Pescadores

No total, cerca de 50 pescadores e marisqueiras participaram das atividades, realizadas na Orla Lagunar do Centro Histórico.

Texto: Antônio Carlos Souto (MTE 1917/AL) e João Victor Maciel (estagiário) | Fotos: Wellington Alves

Campeonato de Canoas a Vela, ações de saúde, entrega de cestas básicas, apresentações culturais, sorteio de prêmios e muita diversão marcaram a celebração de 100 anos da Colônia de Pescadores Z-06, de Marechal Deodoro, neste sábado (02).  No total, cerca de 50 pescadores e marisqueiras participaram das atividades, realizadas na Orla Lagunar do Centro Histórico. As ações contaram com a participação do prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, vereadores municipais, Capitania dos Portos e representantes de outras entidades ligadas à Colônia dos Pescadores.

O dia iniciou com diversas ações de saúde na Orla Lagunar do Centro Histórico. No local, uma tenda foi instalada com equipes da Secretaria de Saúde, que realizaram exames como de Hepatites Virais, vacinação, distribuíram protetor solar e orientações de cuidados para com a saúde. Além disso, a Secretaria de Assistência Social distribuiu cestas básicas para as famílias dos pescadores e marisqueiras.

A grande atração do dia foi a Regata de Canoas a Vela que contou com mais de 20 pescadores. A competição foi dividida em três  categorias: canoa e barco de pesca, canoa e barco melhorado e canoa e barco de corrida. No total, mais de 10 mil reais em prêmios foram entregues aos campeões, convertidos em motores de rabetas, panos de redes e outros utensílios de pesca. Ao final da premiação, o prefeito Cacau sorteou mais dois motores aos pescadores associados e anunciou a retomada dos atendimentos de saúde na sede da Colônia.

“Estamos comemorando os 100 anos da Colônia de Pescadores de Marechal Deodoro, um momento único para nossa cidade, que tem como uma de suas maiores rendas a pesca. Marechal Deodoro é referência na pesca, que não é só um meio de vida, mas faz parte da nossa cultura, das nossas tradições e raízes. E com esta data, eu não poderia fazer diferente, senão convocar os pescadores e realizar esta linda festa em celebração ao centenário da Colônia”, afirmou.

A festividade contou ainda com a integração da Chefia de Gabinete junto às Secretarias de Meio Ambiente; Governo; Governança e Comunicação; Saúde; Turismo e Desenvolvimento Econômico; Assistência Social; Infraestrutura e Obras; Cultura e Fundação Cultural. O evento contou com o apoio da Colônia dos Pescadores e Companhia dos Portos.