Gincana do Merendeiro: Secretaria de Educação realiza concurso culinário com merendeiras da rede pública

A prova final foi dividida em etapas de apresentação e degustação. Uma comissão julgadora ficou responsável pela missão de escolher o prato vencedor.

Texto: João Victor Maciel (estagiário)/Fotos: Wellington Alves

Em celebração ao dia da Merendeira, comemorado neste sábado (30), a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Educação, realizou a Gincana do Merendeiro durante toda esta semana. A etapa final, que contou com um concurso de culinária, aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), no Ginásio da Escola Municipal Governador Luiz Cavalcante.

A primeira etapa foi realizada nas escolas municipais, através do setor de Nutrição. As escolas interessadas se inscreveram, e a partir das primeiras eliminatórias foram escolhidos cinco pratos que disputaram a grande final.

Para a grande final, foram classificadas as merendeiras Edna e Monique, com o prato de carne de sol, purê de macaxeira e arroz;  Solange e Zoilma com o prato de carne com legumes, pirão e arroz refogado; Maria Cícera e seu bolo de macaxeira; Maricélia e Bianca que apresentou o caldinho de macaxeira, além da merendeira Cícera Santos com um escondidinho de batata doce com soja.

A prova final foi dividida em etapas de apresentação e degustação. Uma comissão julgadora ficou responsável pela missão de escolher um vencedor. Fizeram parte do comitê julgador o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau; a secretária de Educação, Karoline Flora; representando o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Eliene Santos; a aluna da rede pública municipal, Laura Cristina da Silva, além do vereador Yuri Cortez.

Nessa saborosa tarefa, sobraram elogios às merendeiras, e as vencedoras da gincana foram escolhidas. Em primeiro lugar ficou o prato de carne de sol, purê de macaxeira e arroz, apresentado pelas merendeiras Monique e Edna, que trabalham no Núcleo de Educação Infantil Adélia Cavalcante. Os cinco pratos classificados foram premiados.

Para as colaboradoras, a premiação recebida foi motivo de alegria, mas o sentimento que nasce a partir do reconhecimento do serviço, é indescritível. No discurso feito no evento, elas fizeram questão de demonstrar toda a gratidão pelo o espaço.

O prefeito Cacau afirmou que iniciativas como estas são necessárias para o incentivo do servidor e melhor qualidade profissional. Ele afirma que o município tem investido na alimentação saudável nas escolas e as merendeiras estão na ponta desta produção.

“Entregamos todo nosso respeito e apoio a essas guerreiras. Não estamos aqui para demonstrar nosso carinho apenas em palavras, mas fazemos isso em ação também. A Educação é tudo. A alimentação saudável e nutritiva é parte indispensável no serviço ofertado à população. Parabéns, merendeiras pelo trabalho desempenhado até aqui” declara o prefeito.