Em comemoração aos 100 da Colônia de Pescadores, Prefeitura realiza gincana ambiental e Regata de Canoas, neste sábado (02)

Texto: Lucas Menezes (estagiário)

A Prefeitura de Marechal Deodoro, mantém um calendário de atividades culturais voltado a manter tradições da história e também valorizar profissionais do município. Em comemoração aos 100 anos da Colônia dos pescadores Z-06, a Prefeitura junto a Secretaria de Meio Ambiente, realizará uma ação especial para os pescadores e marisqueiras neste sábado (02), a partir das 7h, na Massagueira e Centro Histórico,

O evento promete diversão e lazer para os participantes, através de uma programação repleta de atividades. A manhã de sábado iniciará uma grande gincana ambiental, às 07h, com atividades para a limpeza da lagoa. Os pescadores irão recolher resíduos espalhados no perímetro aquático entre a Massagueira e o Centro Histórico. Ao final, será premiada a equipe que mais recolher resíduos.

O evento vai oferecer também ações da Saúde como teste rápido e atualização de vacina para hepatites virais e antitetânica para pescadores e Marisqueiras. A partir das 08h, as equipes já estarão atendendo o público.

A disputa final fica por conta da corrida de canoa de vela. Para os primeiros colocados, é oferecida uma premiação de dez mil reais em motores de rabetas e panos de rede para pesca. Competem entre si as seguintes categorias: Canoa e barco de pesca, canoa e barco melhorado e canoa e barco de corrida.

O objetivo da ação é integrar as comunidades de pescadores no processo de educação ambiental e mostrar a importância e cuidado aos problemas sócios ambientais. Para participar é necessário ter realizada a inscrição na 1º etapa do campeonato. É importante informar que menores de idade necessitam de autorização por inscrito de um responsável legal.

Confira a programação completa:

7h – Gincana de limpeza da lagoa

Local: Orla lagunar da Massagueira (em frente a antiga creche)

Ao final, premiações para as embarcações que mais recolherem resíduos.

8h – Ações da saúde

Local: Orla Lagunar do Centro Histórico

Teste rápido e atualização de vacina de Hepatites Virais e Antitetânica para pescadores e marisqueiras.

10h –  Largada da corrida de canoa de vela

Local: Orla Lagunar do Centro Histórico

Premiação em motores de rabetas e panos de rede para pesca.

11h – Premiação, lançamento de programa e início do recadastramento dos pescadores

Local: Orla lagunar do Centro Histórico.