Ao som de frevo, “Caminhada Rosa” encerra programação da campanha Outubro Rosa 2021

Texto: João Victor Maciel (estagiário)| Fotos: Wellington Alves e Diego Everton

A prevenção contra o Câncer de Mama e Colo de Útero foi a bandeira levantada pela Prefeitura de Marechal Deodoro durante todo o mês de outubro. Encerrando o Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma grande caminhada rosa em celebração a campanha, na tarde desta quinta-feira (28). Saindo do Largo de Taperaguá em direção ao Centro Histórico, a ação contou com zumba, frevo, muita animação e faixas de conscientização.

Servidores, usuários e apoiadores da causa desfilaram pelas ruas da cidade ao som do frevo da Filarmônica Santa Cecília e com faixas de conscientização. Uma grande onda rosa trouxe aos deodorenses a importância de estar em dias com os exames preventivos.

Durante todo o mês de Outubro, diversas ações foram realizadas em todas unidades de saúde, desde exames preventivos até consultas médicas e palestras. A premissa foi intensificar os cuidados com a saúde e o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero.

Caline Gondim, Superintendente de Saúde, conta que o encerramento deste mês precisava ser algo grande, proporcional às ações que foram realizadas no mês. A ideia foi abraçada e o resultado superou as expectativas da Secretaria.

“O Outubro Rosa é um mês de prevenção, e a caminhada veio para reafirmar aquilo que foi trabalhado o mês inteiro nas unidades de saúde. Esse cuidado precisa ser constante, por isso continuamos dando evidência a esse tema tão importante. Fechamos esse ciclo com chave de ouro”, afirma a superintendente.

Desde o início do mês, ações especiais estão sendo realizadas. Nos postos de saúde, palestras e atendimentos voltados à saúde da mulher foram rotina. A maternidade e o Ambulatório 24H trabalharam o auto cuidado com os profissionais. Já a Clínica Especializada Estácio de Lima, localizada no Centro Histórico, foi instituída a “Semana Rosa”, um mutirão de exames e atendimentos, principalmente para mulheres.

O Secretário Municipal de Saúde, Sival Clemente, destaca a importância do Outubro Rosa, de modo essencial, na saúde feminina. Ele afirma que cuidar de todos é um princípio do município, e as mulheres estão num lugar de destaque nessa prioridade.

“Tudo que estamos fazendo é para alertar nossas mulheres e também para mostrar que nossa equipe da Saúde está acolhendo essas mulheres, oferecendo uma assistência resolutiva para que elas estejam sempre participativas em nossos serviços, não apenas este mês,  mas em todo o ano. Mulher que se ama, se cuida. Amamos a todas e por isso cuidaremos sempre das nossas mulheres” declara o secretário.