SMTT realiza ações educativas, capacita agentes de trânsito e dá continuidade nas manutenções de vias e sinalizações

Essas iniciativas estão sendo incorporadas a rotina da Superintendência e seguem até o final deste mês.

Texto: João Victor Maciel (estagiário)

Para um trânsito mais seguro na cidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou ações educativas por todo o município. Essas iniciativas estão sendo incorporadas à rotina da equipe e seguem de forma contínua. O objetivo é conscientizar a população e manter o trânsito seguro na cidade.

Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro, a semana iniciou com a manutenção de vias em diversos pontos do município. Desta vez, as principais intervenções aconteceram na região dos canais, em povoados como Massagueira e Ilha de Santa Rita. Vias de grande fluxo, como a Avenida Marinita de Gouveia na Massagueira, receberam nova pintura de faixas, calçadas e sinalização em geral.

As ações já fazem parte da rotina da equipe, como explica José Alcântara, Superintendente da SMTT em Marechal Deodoro. Ele conta também que o projeto em vigor é ampliar ainda mais essa cobertura de manutenções.

“Estamos cumprindo com a nossa obrigação, cuidando de todos. O retorno já tem sido muito positivo, mas não paramos por aqui. Continuamente, estaremos atentos para melhorar o fluxo transitório da nossa Marechal em todos os pontos. A área do município é ampla e possui diferentes contextos que devem ser considerados, mas já estamos encarando esse desafio e a expectativa é superarmos ainda mais” declara Alcântara.

Para conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro, as equipes visitarão núcleos de Educação Infantil do município realizando ações educativas com crianças de até 5 anos. Através de conversas e experiências realizadas no entorno da creche para explicar temas como sinalização de semáforo, faixa de pedestre, preferência em travessia de área urbana. Atingindo os canais e região central, a SMTT realizou a programação no NEI Adélia Cavalcante e Octávio Teixeira.

Na última quinta-feira (23), foi realizada uma Blitz Educativa próxima a entrada da cidade, no bairro Barro Vermelho, com materiais educativos e orientações passadas pelos agentes de trânsito, com foco principal nos motoqueiros. Encerrando as celebrações dos últimos dias, a Superintendência realizou nesta terça-feira (28), um curso de instruções e aperfeiçoamentos para os agentes da SMTT. O evento foi sediado no auditório Hiarlley Sabino, na Escola Municipal Altina Ribeiro. Com palestras e brindes, os agentes puderam agregar novos conhecimentos que refletirão na excelência do trabalho oferecido à população.

Helton Romeiro, coordenador de Educação para o Trânsito, explica que esse pacote de ações é fundamental para a construção de uma sociedade respeitosa e esclarecida quanto ao trânsito. Ele explica que essa mobilização geral está sendo promovida para um trânsito mais seguro para todos.

“O nosso maior objetivo está sendo alcançado. Estamos alertando a sociedade, dos mais jovens aos mais velhos, sobre a necessidade de prevenir acidentes. Esse trabalho de educação é a alternativa mais eficiente para que condutores e pedestres tenham ciência das consequências das responsabilidades que cada um carrega e trilhem um caminho de paz pelas ruas da cidade” afirma Helton.