Marechal Supera IDEB: prefeito Cacau lança programa de incentivo ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Texto: João Victor Maciel (estagiário)/Fotos: Wellington Alves

Superação é a palavra de ordem para a Educação de Marechal Deodoro. Nesta terça-feira (21), o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, junto a secretária de Educação, Karoline Flora, lançou mais uma edição do programa “Marechal Supera IDEB”. O objetivo principal é incentivar as equipes a ultrapassar a nota alcançada na última prova, em 2019. O lançamento aconteceu no Instituto Federal de Alagoas, na Poeira.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador da qualidade da educação, com dados concretos coletados através de uma prova. Todas as unidades escolares de Marechal com turmas de 5º e 9º ano estão envolvidas neste exame, e para incentivar o processo evolutivo da Educação no município está sendo lançada mais uma edição do “Marechal Supera IDEB”. O programa prevê um pacote de ações que fortalecem e capacitam a todos os envolvidos para que ultrapassem as metas alcançadas até o momento.

Em 2019, o município fez 5.4 pontos nas séries iniciais, ultrapassando a meta do MEC, que era de 4.8 para o ano. Nas séries finais, Marechal Deodoro também foi destaque, saindo de 3.8 para 4.8 na avaliação. Com o resultado, o município ficou entre as 15 melhores notas do Estado. Segundo a Secretaria de Educação, a expectativa é que um novo ritmo mais ágil seja implementado através das novas ações, visto que o período ainda é de adaptação ao atual cenário pandêmico e a defasagem educacional causada pelos meses longe do espaço físico da escola é uma realidade.

Para a Secretária de Educação, Karoline Flora, o desafio está sendo encarado com entusiasmo por todos os profissionais envolvidos, e aponta a confiança na equipe geral como combustível para o avanço das ações programadas.

“Nós confiamos nas equipes gestoras de cada escola, nos articuladores para que nós possamos fazer desse desafio um incentivo aos alunos para que eles retornem à escola. Atenderemos os estudantes do 5º e 9º ano no preparo para as provas que, mais uma vez, provaram o cuidado e dedicação do deodorense fazendo-o conhecido por esse agente transformador da sociedade, que é a educação” declara a secretária.

As ações consistem na capacitação especial para os estudantes, com aulas e um olhar específico para as dificuldades de conteúdo escolar diagnosticadas nos alunos. A Secretaria determinará um professor mediador para os estudantes envolvidos, além do acompanhamento de um articulador escolar, que será responsável por acompanhar a frequência, evasão e aprendizagem das turmas.

O prefeito Cacau aponta o lançamento como um passo muito importante na Educação do município. Ele conta que a atual estrutura das escolas é motivo de orgulho para a gestão quando comparada ao retrato encontrado há anos atrás em Marechal. O prefeito atribui o sucesso alcançado à junção de trabalhos da equipe, que possui profissionais de excelência que fazem valer os desafios encontrados.

“O programa chega para intensificar os avanços da nossa Educação, com fortalecimento e incentivo. O objetivo é superarmos os resultados alcançados até aqui. Queremos mais! Entendo que é um trabalho de todos, por isso os funcionários da escola que atingirem as metas receberão uma gratificação. Dessa forma, mostramos que a educação é tudo, é a base do futuro da cidade” afirma o prefeito.