Marechal Deodoro define nova dinâmica de vacinação e inicia reforço para idosos com mais de 70 anos. Confira!

A novidade é a terceira dose (reforço) para os idosos com mais de 70 anos que completou seu ciclo vacinal (duas doses) há cerca de seis meses

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

A vacinação contra a Covid-19 continua avançando em Marechal Deodoro. Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu uma nova dinâmica de vacinação para abranger o público-alvo atual, que é de 12 a 17 anos; além das segundas doses e toda população com mais de 18 anos que não compareceu para tomar o imunizante em seu tempo correto. A novidade é a terceira dose (reforço) para os idosos com mais de 70 anos que completaram seu ciclo vacinal (duas doses) há cerca de seis meses. A vacinação inicia nesta quarta-feira (29) seguindo um novo cronograma.

ADOLESCENTES

Nesta quarta-feira (29), todos adolescentes de 17 anos poderão procurar o Trevo do Francês, que funcionará desta vez como ponto fixo (não haverá drive-thru), para tomar sua primeira dose, no horário das 09h às 14h. Já na sexta-feira (01), será a vez dos jovens de 15 e 16 anos. Para este último público, a vacinação ocorre das 17h às 21h, em três pontos fixos: Escola Estadual José Correia da Silva Titara, na Massagueira; IFAL, na Poeira e Escola Governador Luiz Cavalcante (Prédio da Faculdade), em Taperaguá.

SEGUNDA DOSE

O Município segue vacinando o público com a segunda dose da vacina. Na quarta-feira (29), das 09h às 14h, poderão se vacinar com a segunda dose todos deodorenses que tomaram até o dia 10 de julho a primeira dose de AstraZeneca e Pfizer; além de CoronaVac para quem tomou até o dia 01 de setembro. A vacinação ocorrerá no Trevo do Francês, que funcionará desta vez como ponto fixo (não haverá drive-thru).

Na Sexta-feira (01), a primeira dose será aplicada em quem tomou a primeira dose de AstraZeneca e Pfizer até o dia 10 de julho e CoronaVac até o dia 03 de setembro. Desta vez, a vacinação ocorrerá das 17h às 21h, em três pontos fixos: Escola Estadual José Correia da Silva Titara, na Massagueira; IFAL, na Poeira e Escola Governador Luiz Cavalcante (Prédio da Faculdade), em Taperaguá.

A vacinação do público de 12 a 14 anos será divulgada em breve.

REFORÇO DOS IDOSOS +70 ANOS

Chegou a vez de reforçar a saúde dos deodorenses da terceira idade. Todos idosos das respectivas unidades de saúde, que tenham mais de 70 anos e que já tomaram as duas doses de vacina há mais de seis meses, podem se vacinar nesta quinta-feira (30). Na ocasião, também poderão tomar o reforço todos pacientes imunossuprimidos que tenham tomado a última dose do esquema vacinal no mínimo 28 dias.

A vacinação desta categoria, neste momento, será realizada para os usuários das respectivas unidades de saúde, seguindo o cronograma abaixo.

• UBS TUQUANDUBA  – das 09h às 10:15;
  • UBS POEIRA – das 10:30 às 11:45;
  • UBS JOSÉ DIAS/TERRA DA ESPERANÇA – das 13h às 14h15;
  • UBS GISLENE MATHEUS – das 14h30 às 15h45.

PERDEU SUA CHANCE?

Muitos deodorenses não compareceram para tomar a primeira dose da vacina dentro da sua faixa etária, deixando para procurar o imunizante durante a última chamada para maiores de 18 anos, fazendo com que os pontos de vacinação ficassem lotados. Mesmo diante da negligência de parte da população, a Secretaria de Saúde, com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, estabeleceu uma nova dinâmica para vacinar o público tardio.

Nesta quarta-feira (29), todos com mais de 50 anos que não tomaram a primeira dose, podem comparecer no Trevo do Francês para a vacinação, das 09h às 14h. Já na sexta-feira (01), será a vez de quem tem mais de 45 anos que também ainda não procurou o imunizante. Outras faixas etárias serão divulgadas em breve.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

• QUARTA FEIRA (29/09/2021)
    LOCAL: Trevo do Francês, das 09h às 14h
    PÚBLICO: Repescagem de primeira dose para adolescentes de 17 anos; repescagem de primeira dose para maiores de 50 anos; segunda dose para quem tomou AstraZeneca e Pfizer até até dia 10/07/2021 e CoronaVac até dia 01/09/2021.
  • QUINTA-FEIRA (30/09/2021)
    LOCAIS: UBS TUQUANDUBA  – das 09h às 10:15; UBS POEIRA – das 10:30 às 11:45; UBS JOSÉ DIAS/TERRA DA ESPERANÇA – das 13h às 14h15; UBS GISLENE MATHEUS – das 14h30 às 15h45.
    PÚBLICO: Dose reforço para idosos acima de 70 anos (que tenham tomado a última dose do esquema vacinal NO MÍNIMO de seis meses) e imunossuprimidos (que tenham tomado a última dose do esquema vacinal NO MÍNIMO 28 dias)
  • SEXTA FEIRA (01/10/2021)
    LOCAIS: Escola Estadual José Correia da Silva Titara, na Massagueira; IFAL, na Poeira e Escola Governador Luiz Cavalcante (Prédio da Faculdade), em Taperaguá.
    HORÁRIO: das 17h às 21h.
    PÚBLICO:  Repescagem de primeira dose para adolescentes de 16 e 15 anos; Repescagem da primeira dose para maiores de 45 anos; segunda dose para quem tomou AstraZeneca e Pfizer até até dia 10/07/2021 e CoronaVac até dia 03/09/2021.