Secretaria de Turismo inicia reuniões com ambulantes para retomada do ordenamento da Praia do Francês

Nesta etapa, a Secretaria está recebendo os diversos segmentos em reuniões para padronizar diversos aspectos

Texto: João Victor Maciel (estagiário)/Fotos: Wellington Alves

Após o enfrentamento da fase mais crítica da pandemia, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, retomou as ações de ordenamento da Praia do Francês. Nesta etapa, a Secretaria está recebendo os diversos segmentos em reuniões para padronizar aspectos como atendimento ao cliente, normas técnicas aquaviárias e preservação do meio ambiente.

Os encontros iniciaram na manhã desta quinta-feira (26), em parceria com a Capitania dos Portos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Associação dos Ambulantes da Praia do Francês, recebendo os trabalhadores dos serviços de passeios e equipamentos náuticos. No horário da tarde, o diálogo foi com os ambulantes do aluguel de mesas e cadeiras, visando a padronização e orientação, principalmente, com as normas sanitárias. Os demais segmentos serão convocados para reuniões nos próximos dias.

Os ambulantes tem dado abertura para que hajam diálogos diretos com o município. Com isso, a postura presente da gestão tem se tornado um ponto positivo na retomada dos serviços. O ambulante Thiago Araújo, que trabalha no segmento de equipamentos náuticos, conta que entende a importância dessa parceria para uma melhor organização da categoria.

“Estou bastante confiante que esse planejamento trará bons frutos no próximo verão. O avanço da vacinação aliado ao nosso preparo em receber os turistas vai alavancar nossos ganhos e prestígio. A crise da pandemia foi cruel no nosso setor, mas tenho certeza que a próxima temporada será uma ótima oportunidade para nos recuperarmos financeiramente também” afirma o ambulante.

De acordo com os decretos governamentais, a retomada gradativa das atividades turísticas já é uma realidade e isso vem sendo acompanhado de perto pelo município através de orientações e apoio nesse período de adaptação dentro do novo contexto.

Segundo a Secretaria de Turismo, o planejamento prévio aumentará potencialmente as chances de sucesso do verão em 2022, ainda mais quando se trata de uma das praias mais procuradas entre os destinos turísticos do nordeste brasileiro. Como princípio da gestão, o diálogo vem para agregar e também para gerar uma consciência cooperativa por parte de todo o setor.

“A expectativa é que tenhamos uma temporada, de fato, acalorada e ordenada, nisto a importância deste trabalho preventivo. Cada ambulante precisa carregar um olhar da municipalidade, com gestos que denotam pertencimento ao seu lugar de trabalho e conquista financeira, e também um olhar de lazer e entretenimento ao nosso visitante. Com essa consciência, seguiremos prontos a receber e acolher os filhos da terra e os nossos turistas, em meio ao grande fluxo de pessoas que estarão conosco na próxima temporada” declara a secretária, Cláudia Pêssoa.