Marechal Deodoro sedia 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Texto: João Victor Maciel (estagiário)/Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou, nesta quinta-feira (26), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no Fórum da Justiça Estadual Desembargador José Ernande Lopes Dorvillé.

No evento, que contou também com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, foram discutidas políticas públicas, além de eleger os delegados que devem representar o munícipio na Conferência Estadual.

Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção”, a Conferência, que acontece a cada dois anos, discutiu as questões que envolvem a área. O tema está sendo discutido em todo o território brasileiro por diretriz do Conselho Nacional de Assistência Social.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, o momento é de extrema importância para a discussão desta temática, visto que o cenário pandêmico fez crescer consideravelmente o número de pessoas em vulnerabilidade social.

Com palestras e diálogos em grupo, o evento foi dividido em cinco eixos buscando abranger com pontualidade as diversas áreas de atuação da Assistência Social. O evento contou com a presença de cidadãos usuários e representantes da rede socioassistencial.

Maria de Fátima Silva, é usuária do Centro de Referência de Assistência Social através do curso de Corte e Costura. Ela participou do evento como representante dos cidadãos, por conhecer as realidades enfrentadas no cotidiano. Ela conta que se sente honrada e confiante que as medidas que estão sendo discutidas serão efetivas para o auxílio necessário às comunidades como a que ela mora.

“Eu sou muito grata por participar e também por, ainda hoje, desfrutar os serviços da Assistência Social do município. Tudo que está sendo trazido aqui vai proporcionar melhorias para a vida das pessoas de Marechal Deodoro. Eu conheço de perto a importância da ajuda da Secretaria na vida de alguém porque eu senti na pele, melhorou a minha vida e da minha família” declara Maria.

A secretária de Assistência Social, Adriana Costa, conta que o momento tem sido de desafios, mas a secretaria segue perseverante no cumprimento do seu papel. Ela salienta que, apesar dos novos contextos apresentados, são em circunstâncias como estas que surgem oportunidades de avançar ainda mais.

“A política de Assistência Social significa resistência. É com essa garra que não desistiremos de cuidar do povo. A gestão do Prefeito Cacau tem sido um fator impulsionador imprescindível para nós. Esse apoio demonstra o respeito e a visão social de quem honra a população. Sou grata ao prefeito e a todos que formam essa rede socioassistencial. Nesse caminho, vamos nos fortalecendo e consolidando o nosso compromisso social.” afirmou.