20 / 05 / 21

Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra Influenza (H1N1) 2021. Confira os públicos!

A campanha está dividida em três etapas e buscar imunizar a grande maioria do público alvo 

Texto: João Victor Maciel (estagiário) | Fotos: Wellington Alves

Manter os deodorenses protegidos é a missão da Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro, por isso foi iniciada a campanha de vacinação para a Influenza. O público alvo deve se encaminhar à unidade de saúde de sua localidade e receber a imunização. A campanha está dividida em três etapas e busca imunizar a população contra a gripe e a H1N1.

A imunização segue um calendário organizado pelo Governo do Estado com base nas doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação contra a influenza busca imunizar 90% do público alvo que, este ano, são os idosos (a partir de 60 anos), puérperas, crianças entre seis meses e menores de seis anos de idade, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas e pessoas com deficiência.

Também integram o grupo, as forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e trabalhadores portuários.

Na primeira fase, que será realizada até 26/05, os grupos prioritários são crianças (6 meses e menores que 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

De 27/05 a 17/06, será realizada a segunda fase da campanha. Nesta etapa, serão vacinados os idosos com mais de 60 anos e professores.

Já na terceira etapa, a vacinação abrange mais grupos. A imunização, que acontecerá de 18/06 a 09/07, vacinará pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, segurança, salvamento, incluindo as forças armadas.

A vacinação ocorrerá nas unidades de saúde de todo o município, seguindo os horários de funcionamento de cada posto. Basta apenas que o cidadão esteja com seu cartão do SUS em mãos.  É necessária uma atenção especial para quem tomou outro tipo de vacina no período. A dose contra a Influenza só poderá ser aplicada após o período de 14 dias da sua última vacina.

Havendo choque entre as datas, a unidade de saúde fará o acompanhamento e agendará uma nova data para a pessoa.