PEC: Secretaria de Saúde inicia informatização de 100% das unidades de Saúde

Com a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), o município poderá avaliar melhor os serviços das unidades, investir nas deficiências e alcançar os indicadores do Ministério da Saúde (MS).

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Mais uma grande marca para a saúde deodorense. A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em 100% das unidades de saúde do município. Com a iniciativa, o município poderá avaliar melhor os serviços das unidades, investir nas deficiências e alcançar os indicadores do Ministério da Saúde (MS).

A implantação iniciou na manhã desta segunda-feira (15), pela Unidade de Saúde da Tuquanduba. A partir de agora, todos os setores, desde a recepção, atendimento médico às salas dos agentes de saúde, contarão com computadores com o PEC e impressora. Todas as informações registradas pelo profissionais serão avaliadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que poderá investir no combate as principais deficiências de cada unidade e melhor atender a população.

As informações registrada pelo PEC também facilitará o alcance dos indicadores do Previne Brasil, que mede o desempenho dos municípios para o recebimento de recursos de acordo com as demandas efetivadas e os cadastros dos cidadãos. A secretária municipal de Saúde, Tânia Queiroz, explicou o assunto.

“Com a implantação do prontuário eletrônico, a Saúde consegue monitorar a assistência de cada profissional em 100% do município. Isso vai facilitar a assistência e os indicadores do Previne Brasil. Hoje o financiamento da Atenção Primária está em cima do alcance desses indicadores junto ao cadastro da população. Esses indicadores nos dá um diagnóstico da saúde do município. Com isso, vamos poder combater nossas deficiências e investir cada vez mais em nossos pontos positivos”, afirmou.

PREVINE BRASIL

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora),  equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.