Ilumina Marechal: Barra nova, Massagueira e Poeira ganham lâmpadas de LED

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves e Sérgio Sena

Mais comodidade, segurança e conforto aos deodorenses. Esta é a premissa da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do “Ilumina Marechal”, que vem substituindo toda a iluminação pública por lâmpadas de LED, que é mais forte, econômica e com maior durabilidade. Somente na Massagueira, Barra Nova e Poeira, em três meses, foram substituídas mais de 210 lâmpadas.

De acordo com o Departamento de Iluminação Pública (DIP), da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, durante o período de abril, maio e junho, foram substituídas 214 lâmpadas de diversas localidades no município recebendo iluminaria com tecnologia LED (SMS) de 100w de potência, trazendo mais conforto e comodidade aos moradores.

Além de ser mais forte e mais durável, as tecnologias das lâmpadas LED’s também são mais econômicas, consumindo menos energia, logo, diminuindo os custos do município. O lucro dessa economia é revertido na compra de mais lâmpadas Led’s para a extensão do projeto.

Na Barra Nova, foram implantadas 152 lâmpadas de LED’s novas. Na Praça da Orla, o consumo de energia diminuiu de 5200w para 1300w; na Orla inteira a queda foi maior: de 54000w foi para 13600. Na praça da Siriba, com a substituição de apenas 3 lâmpadas, o consumo caiu de 1200w para 300w.

Na Massagueira, foram mais de 40 lâmpadas substituídas na Rua do antigo cajueiro, Travessa Santa Terezinha e Rua Marinita de Gouveia. Já no bairro da Poeira, todo o espaço do Pátio da Feira recebeu nova iluminação, dando mais conforto e claridade para os feirantes, também economizando no consumo, de 9600w para 2400w.

O projeto é contínuo e irá realizar a substituição de manutenção em outras localidades.