Marechal Deodoro não registra nenhum homicídio durante festejos carnavalescos

Um resultado alcançado por meio do trabalho em conjunto da Prefeitura de Marechal Deodoro junto a Guarda Municipal e as Polícias Civil e Militar.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Um dos destaques do Carnaval 2020 em Marechal Deodoro foi o avanço na segurança pública. Em 2020, durante os festejos de Momo, o município não registrou nenhum homicídio e nem prisões, um resultado alcançado por meio do trabalho em conjunto da Prefeitura de Marechal Deodoro, Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar.

De acordo com a 5ª Companhia Independente, sediada em Marechal Deodoro, durante as prévias e período carnavalesco foram empregados, por dia na cidade, 85 policiais militares e dez viaturas, sendo cinco da 5ª Cia e outras cinco do Batalhão de Operações Especiais (BOPE); Rádio Patrulha (RP) e Batalhão de Trânsito (BPtran).

A Polícia Militar ainda monitorou os mais de 120 blocos carnavalescos que desfilaram por toda a cidade e não registrou nenhuma prisão, consequência do reforço policial empregado.

Ainda durante o período carnavalesco, a Polícia Civil registrou apenas dois Boletins de Ocorrências (BO) referente a Lei Maria da Penha, agressão a mulher, e termos circunstanciais de ocorrência envolvendo perturbação do sossego alheio por som alto.

Em Marechal Deodoro, o 17º Distrito da Polícia Civil está comandado pelo Delegado Leonam Pinheiro. Já à frente da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar está o Comandante Evandro Guimarães.

AVANÇO

De acordo com o Portal Real Deodorense, em 2014, a cidade de Marechal Deodoro foi a terceira em Alagoas com maior número de homicídios durante o Carnaval, ficando atrás, respectivamente, de Maceió e Penedo. Com isso, o Ministério Público determinou a realização do Carnaval da cidade até 00h, uma estratégia para amenizar a violências que assolava o município na época.

Desde 2017, a atual gestão da Prefeitura de Marechal Deodoro buscou fazer parcerias e reforços para garantir a segurança dos foliões e retomar as tradições carnavalescas, convencendo o Ministério Público a retomar os shows artísticos até a madrugada.