Campeonato Deodorense de Surf marca inauguração da Vila dos Pescadores, na Praia do Francês

O Campeonato abrirá a inauguração da Vila dos Pescadores, local onde iniciou o povoamento na Praia do Francês. O espaço foi totalmente revitalizado, garantindo mais qualidade de vida para os moradores e oferecendo mais um equipamento turístico para o município.

Texto: Sthefane Ferreira e Antônio Carlos Souto

Para comemorar a inauguração da Vila dos Pescadores, local onde iniciou o povoamento na Praia do Francêsa Prefeitura de Marechal Deodoro irá realizar a I etapa do Campeonato Deodorense de Surf.  O campeonato inicia no sábado (03), com o show da banda Vibrações, e termina no domingo (04).  O evento faz parte da programação em comemoração dos 428 anos de Fundação de Marechal Deodoro e dos 192 anos do nascimento de Deodoro da Fonseca.

Organizado pela ONG Semeadores do Surf com o apoio da Prefeitura de Marechal Deodoro, a competição dará 6 mil reais em premiação. Com uma vista paradisíaca, o Campeonato Deodorense de Surf contará com oito categorias, sendo elas, Gormmets (Sub 10); Iniciante (Sub 14); Mirim (Sub 16); Júnior (Sub 18); Open Profissional Masculino (Aberto); Open Profissional Feminino (Aberto); Master (Apartir De 35 Anos).

Este ano, o campeonato vem trazendo uma novidade que é a categoria Semeadores do Surf, que vai abriu inscrição para esportistas com Síndrome de Down e Autismo.

No total, foram ofertadas 100 vagas para inscrições, divididas em três premiações sendo elas, R$ 150,00 para a categoria Open Profissional Masculino; R$130,00 para a categoria Open Profissional Feminino; e R$100,00 para as demais. Os inscritos na categoria Semeadores do Surf serão isentos de taxa de inscrição. A competição irá premiar em até 6 mil os vendedores, além de troféus e kits.

VILA DOS PESCADORES

A inauguração da Vila dos Pescadores inicia às 17h, e é um marco histórico na comunidade da Praia do Francês, que há anos sonhavam com a revitalização do espaço. O local é o ‘marco zero’ da Praia do Francês, e com o tempo se tornou um espaço de fomento ao surf, a pesca e um equipamento de lazer e esportes.

A obra foi executada com recursos próprios do município, um investimento de R$1.800 milhão. Foram feitos diversos serviços que estão dando mais comodidade e dignidade para os moradores, além da valorização do turismo local.

Além disso, a Vila também passou por revisão na drenagem, melhorias no esgotamento sanitário, além de iluminação de led em todo o espaço. Antes, a pavimentação era em paralelo e agora foi substituída por piso intertravado.