Marechal 428 anos: Prefeito Cacau lança programa “Alimenta Marechal” que beneficia agricultores deodorenses

Solenidade fez parte da programação dos 428 anos de Fundação de Marechal Deodoro e dos 192 anos de nascimento de Marechal Deodoro

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, lançou o programa Alimenta Marechal, que visa beneficiar 48 agricultores familiares do município. O evento faz parte da programação dos 428 anos de Fundação de Marechal Deodoro e dos 192 anos do nascimento de Deodoro da Fonseca. A solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira (29).

Os agricultores deodorenses ganharam da Prefeitura de Marechal Deodoro um espaço fixo para produzir os alimentos que serão comprados pelo município. No total, foi arrendado 50 hectares de terra para o plantio, que visa beneficiar cerca de 150 agricultores deodorenses. O espaço fica localizado na Fazenda Caípe, região

Para o secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Pesca, Agricultura e Aquicultura, Mateus Gonzalez, este é o primeiro passo para o desenvolvimento da agricultura familiar no município. “O Alimenta Marechal não vai só beneficiar a esses 48 agricultores que hoje estão aqui, mas sim todo o pequeno agricultor de Marechal Deodoro. Além disso, com esses 50 hectares que foram arrendados irá beneficiar no total 150 agricultores. Não é só dar a terra ao agricultor, nós temos que capacitá-los também, e isso será feito nos próximos passos”, expôs o secretário.

Para o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, o programa visa trazer renda para as famílias deodorenses.

“O programa Alimenta Marechal muda a vida das pessoas e traz renda para as famílias deodorenses. Existe uma Lei Federal que exige que a gestão municipal compre pelo menos 30% da alimentação da agricultura familiar, e isso não era feito antes no município. E assim que assumimos a gestão, fizemos um chamamento público para comprar. Com isso, nós destinamos R$ 1 milhão de reais para este programa, e agora vocês vão sustentar a família de vocês com dignidade, estamos iniciando com 48 famílias, mas nossa meta é ampliar para 150 deodorenses”, afirmou o prefeito.

Recuperação da Mata Ciliar

Ainda como parte das comemorações dos 428 anos de Fundação de Marechal Deodoro e dos 192 anos do nascimento de Deodoro da Fonseca, foi realizado o programa de recuperação da Mata Ciliar, com os alunos do 9º da Escola Municipal Joviniano Rodas.

O programa visa recuperar a mata ciliar com o plantio de 250 mil mudas em dois anos. E para que isso aconteça serão plantadas mudas de grande porte, a exemplo das árvores, oiti, sabonete, ipê rosa e ipê amarelo.