Cocadeiras da Massagueira recebem linha de crédito para investir em seus produtos

A iniciativa foi findada por intermédio da Prefeitura de Marechal Deodoro, que acionou a Desenvolve Alagoas para auxiliar no investimento da categoria.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Hiarlley Sabino

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, participou da entrega de cheques e assinatura de contrato de empréstimo de quatro cocadeiras da Massagueira junto a Desenvolve Alagoas – Agência de Créditos do Governo de Alagoas. Na ocasião, o prefeito também discutiu a possibilidade de uma parceria com linhas de créditos para microempreendedores do município, a exemplo de ambulantes, artesãs e agricultores.

A oportunidade foi apresentada a todas as cocadeiras. De início, foram fechados os contratos de empréstimo para quatro das microempreendedoras. A iniciativa foi findada por intermédio da Prefeitura de Marechal Deodoro, que acionou a Desenvolve Alagoas para auxiliar no investimento da categoria, como explica a gerente de negócios Leila Valentim Pedrosa.

“A gente está fechando essa parceria com prefeitura de Marechal Deodoro. [O empréstimo] Será para investir nos maquinários delas, como batedeira, fogão, geladeira, algumas coisas que elas precisem, assim também como matéria prima, para que elas possam produzir a cocada”, afirmou.

No total, as quatro cocadeiras adquiriram 26 mil em empréstimo, sendo duas no valor de 4 mil reais, e mais duas na quantia de 9 mil reais. Durante a entrega dos cheques e fechamento do contrato, o prefeito Cacau conversou com os agentes para uma futura parceria entre o município e a Desenvolve, com o objetivo de também dispor linhas de créditos para artesãs, ambulantes, pescadores, entre outros.

“É muito importante essa parceria para que a gente possa fortalecer os segmentos das cocadeiras, das artesãs, ambulantes, agricultores, pescadores. Que a gente possa trazer mais recursos e eles possam investir no seu próprio negócio. Dessa forma a gente consegue fomentar a distribuição de recursos na cidade, de emprego e renda, fortalecendo o comercio local”, disse o prefeito Cacau.

Emocionada, Jane dos Santos Silva, cocadeira há 12 anos, falou do apoio que o município vem dando a categoria.

“Esse apoio chegou através da Prefeitura. Foi um apoio muito bom. O prefeito até hoje nos apoia em tudo, em tudo o que a gente precisa. Está sendo uma coisa maravilhosa, coisa que eu nunca pensei em ter na minha vida. O prefeito colocou a gente lá em cima. É um sonho que tá sendo realizado”, garantiu.