Prefeitura realiza oficina de Patchwork para moradoras da comunidade do Conjunto José Dias

As aulas iniciaram nesta quinta-feira (13) e seguem por um período de 30 dias

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) iniciou uma oficina de Patchwork no Conjunto José Dias. As aulas iniciaram nesta quinta-feira (13) e a previsão é que o curso seja concluído em 30 dias.

Em Marechal Deodoro, participam desta oficina 11 mulheres que fazem parte do curso de corte e costura oferecido pelo CRAS. Na oficina de Patchwork as deodorenses vão reutilizar os tecidos que não servem mais, e com eles irão produzir outros materiais.

O Patchwork foi incorporado ao universo da costura, e virou sinônimo de interação social das mulheres. A técnica é feita a partir do trabalho com retalhos de tecido, em que as mulheres devem unir as tiras e formar combinações de cores e desenhos. Esta técnica pode ser feita na máquina de costura ou a mão.

De acordo com a responsável pela oficina, Tereza Coelho, o intuito é que no final do curso seja realizada uma exposição com as peças produzidas pelas deodorenses. “Nós iremos ensinar todas as técnicas para elas, que vão produzir bolsas, almofadas e barras de panos de prato. Nosso objetivo é garantir interação entre elas por meio desta arte”, afirmou.

As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras das 14h às 16h, na Igreja Cidade Forte, no Conjunto José Dias. As interessadas em participar devem estar incluídas nas ações do CRAS.