18 / 06 / 19

Cadastradores do Bolsa Família participam de capacitação

O curso teve como objetivo qualificar os colaboradores no acesso e uso do sistema para oferecer um serviço com mais qualidade aos deodorenses.

Texto: Antônio Carlos Souto

Os funcionários do Bolsa Família de Marechal Deodoro participaram da capacitação do sistema Cadastro Único V7 – versão atualizada do sistema – fornecida pela Universidade CAIXA, da Caixa Econômica Federal. O curso teve como objetivo qualificar os colaboradores no acesso e uso do sistema para oferecer um serviço com mais qualidade aos deodorenses.

Com a carga horária de 20h, os funcionários puderam abordar as funcionalidades do sistema e como se fazer o procedimento de maneira correta. No final do curso, os participantes fizeram uma avaliação final para se mostrar aptos a receberem o certificado. Todos os cinco cadastradores de Marechal Deodoro foram aprovados.

CADASTRO ÚNICO

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros.

O programa também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais, sendo uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.