06 / 06 / 19

Arraiá da Primeira Capitá: Secretaria de Segurança Pública dá dicas de segurança para quem vem curtir de carro o São João

Texto: Antônio Carlos Souto

O mês de junho chegou, e com ele, os arraiais e as festas juninas. Pensando na segurança e comodidade dos brincantes, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SPP) está lançando uma série de dicas de segurança para quem tem interesse em vir curtir o “Arraiá da Primeira Capitá” de carro.

Na vinda até o festejo, procure trafegar por vias movimentadas, evite caminhos com pouco fluxo de pessoas ou que não estejam bem iluminados. Apesar de serem mais rápidas, rotas com pouco fluxo ficam mais vulneráveis a assaltos e ataques

Procurem estacionamentos, sempre que possível, o mais próximo do seu destino. Evitem locais desertos e escuros. Caso encontrem, estacionem em frente a locais com prédios ou casas que tenham vigias ou câmeras de segurança, inibindo a ação de roubos.

Evitem deixar objetos de valor à mostra dentro do carro, como celulares, bolsas, carteiras, aparelhos eletrônicos, entre outros. Sendo de valor ou não, qualquer sacola ainda que esteja vazia, pode chamar atenção.

Ao estacionar, colocar algo no porta-malas do carro pode atrair a atenção de um criminoso: verifique a necessidade de tirar ou colocar algo dentro do carro antes de chegar ao local de destino. É sempre bom verificar a movimentação das pessoas e não aceitar ofertas de guardadores de carros (flanelinhas). Se for intimidado, procure o policiamento local.

É importante não dizer a manobristas e flanelinhas quanto tempo você irá demorar até retornar. Responda sempre: “Vou entregar alguma coisa e já volto”. Se o objetivo for furtar o carro, o ladrão pode desistir ao saber que não terá tempo para agir com tranquilidade.

Caso tenha que esperar alguém, evite ficar parado e distraído dentro do veículo. Procure sempre um local seguro e mais movimentado.

Ao retornar para seu veículo, verifique a movimentação e jamais se distraia com celular. Ao chegar, embarque e siga viagem. Chegando em casa, antes de entrar na garagem, preste atenção na rua, nas calçadas e nas esquinas. Muitos sequestros acontecem exatamente quando o motorista está chegando em sua residência. Se você notar algum comportamento suspeito, dê mais uma volta e informe a polícia.

E o mais importante, se ingeriu bebida alcoólica, não dirija, entregue a chave do carro para um amigo confiável e sóbrio, ou pegue um táxi ou veículos de aplicativos. Afinal, tem muito mais festas para se aproveitar com vida e saúde.