15 / 05 / 19

Deodorense é destaque em campeonato de Triatholn, no Rio de Janeiro

Lawynia Assíria começou a competir com 11 anos de idade. No entanto, parou de praticar o esporte por um tempo e retornou este ano vencendo nas duas etapas que participou

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

A deodorense Lawynia Assíria, de 19 anos foi um dos destaques no Campeonato Triday Series, que é um circuito de triathlon. A última competição aconteceu nesse final de semana no Rio de Janeiro. A atleta já tinha participado da primeira etapa que aconteceu no mês de abril, se classificando em primeiro lugar.

Este campeonato conta com cinco etapas, e a alagoana já venceu duas, passando consequentemente para a terceira que vai acontecer em Florianópolis, em Santa Catarina, no mês de agosto. A atleta começou a competir com 11 anos de idade. No entanto, parou de praticar o esporte por um tempo e decidiu voltar.

“Por falta de tempo, eu decidi ficar somente na natação. E fiquei assim por dois anos, somente nas maratonas aquáticas, me tornando bicampeã na categoria júnior. No final do ano passado conversei com os meus técnicos e decidi voltar porque sempre foi o meu objetivo e eu estava conseguindo conciliar a faculdade”, contou.

Para se manter firme nas competições, Lawynia treina pelo menos três vezes por dia. E foi por isso que garantiu seu saldo positivo neste campeonato. Começando como campeã na primeira etapa do Campeonato Triday Series, logo na primeira das cinco etapas.

“Foi uma surpresa vencer a primeira etapa do campeonato porque tinha somente três meses que eu tinha voltado a treinar e já conseguir essa vitória, foi incrível”, disse.

Na primeira etapa, a deodorense ficou em primeiro lugar na categoria de 18 a 24 anos, e como terceira colocada no campeonato em geral. Segundo Lawynia, o ranking geral do campeonato ainda não foi divulgado, e por ela ter sido destaque nas duas primeiras etapas, está liderando a competição.

Para o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Euclydes Mello Filho contou que o município de Marechal Deodoro está descobrindo muitos atletas e valorizando cada um deles. “A Lawynia é mais talento do nosso município. Os atletas deodorenses estão tendo bons desempenhos em cada esporte que praticam”, disse.

Se a atleta conseguir outros destaques nesta competição, poderá participar de campeonato mundial.