Secretaria de Saúde inicia Pré-Conferência nas comunidades deodorenses

As reuniões irão anteceder a 5º Conferência Municipal que será realizada no próximo dia 11

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde inicia nesta segunda-feira (01), a Pré-Conferência de Saúde que antecede a Conferência Municipal. O intuito é garantir que a população, gestão e funcionários da Secretaria possam elencar quais são as principais melhorias que o município necessita na saúde pública municipal.

As Pré-Conferências serão realizadas em alguns bairros de Marechal Deodoro, e seguem até o próximo sábado (06). Iniciando pelo Conjunto Gislene Matheus, serão ouvidas todas as demandas, sugestões e propostas dos moradores para melhorias na saúde pública.

Essas reuniões antecedem a Conferência Municipal que em Marechal Deodoro será realizada no próximo dia 11. De acordo com a Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro, a conferência irá subsidiar o plano anual da próxima gestão municipal, que irá seguir as propostas de melhoria.

Além disso, nesta etapa, serão eleitos os delegados que vão participar da etapa estadual, assim como serão formuladas as diretrizes para a saúde nas esferas Estadual, do Distrito Federal e Nacional referentes ao tema e aos eixos temáticos da 16º Conferência Nacional, que traz como tema “Democracia e Saúde”.

A secretária de Saúde de Marechal Deodoro, Tânia Queiroz, explicou que as conferências municipais acontecem a cada quatro anos e que serão analisadas as principais demandas do município com a visão da população, dos funcionários e da atual gestão municipal. Tânia ainda destacou a importância de realizar as Pré-Conferências.

“Em Marechal Deodoro essa é a 5º Conferência Municipal realizada. Os participantes têm o objetivo de analisar as prioridades locais de saúde, formular proposta no âmbito do município e elaborar um relatório final. Por isso, é bastante importante realizar as Pré-Conferências porque nelas ouvimos algumas comunidades e levamos todas as demandas para a reunião geral que irá acontecer no próximo dia 11”, explicou.