01 / 04 / 19

Programa de Saúde na Escola realiza campanha de atualização vacinal nas unidades educacionais do município

A iniciativa tem como base a verificação da situação vacinal a partir da conferência do cartão de vacinação e/ou da Caderneta da Criança, do Adolescente, da Gestante e do Idoso.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Com o intuito de trabalhar ações de promoção da saúde e a prevenção de doenças, especialmente aquelas preveníeis por vacinas, o Programa Saúde na Escola, das Secretarias de Saúde e Educação, realizou, durante todo o mês de março, uma campanha de verificação vacinal dos alunos da rede pública de ensino. Nessa quinta-feira (28), foi a vez da Escola Maria de Araújo Lobo, em Taperaguá.

A iniciativa tem como base a verificação da situação vacinal a partir da conferência do cartão de vacinação e/ou da Caderneta da Criança, do Adolescente, da Gestante e do Idoso junto aos próprios estudantes e suas famílias.

De acordo com a coordenadora do PSE na Saúde, Isabele Araújo, o trabalho em conjunto da Saúde junto aos profissionais da Educação, além de fortalecer o trabalho do município, garante oferecer uma qualidade de vida a comunidade.

“Essas ações, quando realizadas com o apoio dos profissionais da saúde e da educação, e com o protagonismo dos demais atores do território de gestão compartilhada, fortalecem os vínculos e permitem a manutenção da qualidade de vida, pois geram um comprometimento por parte de todos os envolvidos”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio destas ações, tem como premissa proteger os alunos contra algumas doenças que podem causar incapacitação temporária e/ou permanente; Além de conter a disseminação e promover a erradicação de doenças; redução no uso de medicamentos que combatam os microrganismos prevenindo a resistência aos antibióticos.

O programa também em como objetivo a redução nos custos com doença e utilização de medicamentos; assim como a diminuição de internações hospitalares e perda de tempo de trabalho e anos de vida.

A ação de verificação da situação vacinal no PSE deve ser realizada pelo menos duas vezes ao ano nos primeiros três anos de vida e uma vez ao ano para as demais faixas etárias.

Durante o mês de março, foram trabalhadas as vacinações de HPV, que contemplam meninas na faixa-etária de 9 a 14 anos, sendo duas doses com o intervalo de 6 meses, sem doses anteriores. No caso dos meninos, a faixa etária permeia de 11 a 14 anos, sendo duas doses com o intervalo de 6 meses, sem doses anteriores.

Também foram trabalhadas as vacinações de Meningocócica “C”, com usuários na faixa etária de 11 a 14 anos, em dose única ou reforço; Hepatite B na faixa etária de 10 à 19 anos, sendo três doses de acordo com a situação vacinal; Tríplice Viral, de 10 à 19 anos, sendo 2 doses também a depender da situação vacinal; e por fim, Dupla Adulto na faixa etária de 10 à 19 anos, tendo que ter reforço a cada 10 anos.

As vacinações foram realizadas nas escolas, entretanto, somente para os alunos que apresentaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecimento assinados pelos pais ou responsáveis, permitindo assim a vacinação dos filhos ou então ao avaliar a situação vacinal.