Prefeitura realiza treinamento para agentes comunitários de saúde

A ação foi realizada durante toda essa terça-feira (23), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

Com o intuito de garantir aperfeiçoamento e atualização nos conhecimentos dos servidores públicos, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde realizou um treinamento com os agentes comunitários de saúde. A ação aconteceu durante toda essa terça-feira (23), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Divididos em dois grupos, sendo um pela manhã e outro pela tarde, os agentes comunitários  puderam adquirir maiores conhecimentos para exercer a função dando melhores condições a população deodorense.

Ao total, participaram 122 agentes comunitários de saúde de todo o município. Os treinamentos iniciaram esse mês, e a proposta é que aconteça pelo menos uma vez ao mês com uma temática diferente, visando sempre a atualização dos agentes.

De acordo com a coordenadora da educação permanente da Secretaria de Saúde, Mônica Vasconcelos, o intuito da Prefeitura é levar conhecimentos para que os agentes possam atender a população cada vez melhor, tendo em vista sempre a melhoria da saúde deodorense.

“Essa atualização dos nossos agentes afeta diretamente o trabalho deles e gera melhorias para toda a população deodorense. Porque nós abordamos principalmente as maneiras como eles devem chegar até a comunidade, a sensibilidade que se deve ter, visto que, de acordo com eles, alguns deodorenses fecham as portas para não receber o atendimento, então a gente também aborda essa questão”, explicou a coordenadora.

Esse primeiro treinamento teve dois principais temas, que foram: Cidade saudável e E-SUS+, e as atribuições específicas dos agentes comunitários de saúde. Além disso, a proposta da Prefeitura é também ouvir as demandas e levar melhorias para a categoria.

Ainda segundo Mônica, este é o primeiro passo para uma saúde de qualidade em todo o município. “Esse treinamento será realizado para todas as categorias da área da saúde, e por isso, decidimos começar pelos ACS que são eles que ficam ligados com a população diariamente”, finalizou.