Valorização: Prefeito Cacau garante R$ 350 mil reais para orquestras de frevo de Marechal Deodoro

O município garantiu o recurso por meio de convênio com o Ministério da Cidadania para serem destinados as comemorações do Carnaval.

Texto: Antônio Carlos Souto e Sthefane Ferreira (estagiária) | Fotos: Wellington Alves

Com o objetivo de valorizar ainda mais os músicos deodorenses e fomentar a cultura local, a Prefeitura de Marechal Deodoro garantiu um aporte financeiro de R$350 mil reais para os músicos das orquestras deodorenses que irão tocar no Carnaval 2019.

O recurso foi garantido após um pleito do prefeito, Cláudio Filho Cacau, junto ao antigo Ministério da Cultura, hoje Ministério da Cidadania. As sete filarmônicas se dividem em orquestras de frevo, para atender as demandas dos mais de 100 blocos que desfilam durante os festejos carnavalescos.

“Não medirei esforços para garantir aos nossos músicos, ainda mais, melhores condições, pois temos trabalhado dia e noite pela valorização deles que são nossos patrimônios culturais” destacou o prefeito Cacau.

Num geral, são mais de 700 músicos percorrendo as ruas de todo o município, levando frevo e muita animação para os deodorenses e visitantes que estarão presentes no município no período da festividade de momo.

INVESTIMENTO

Com esse valor adquirido no Carnaval 2019, os músicos terão a opção de investir em instrumentos, trocar os antigos por mais novos, investir em assessórios e equipamentos, para que possam executar a profissão com mais valorização e dignidade.

De acordo com o Superintendente da Música, Elizaubo Wandemberg, para investir nos materiais e instrumentos necessários, serão destinados R$50 mil reais para cada filarmônica, destacando que esse é um fato inédito aqui em Marechal Deodoro.

INCENTIVO CULTURAL

Os músicos realizam uma série de atividades durante o carnaval, a exemplo dos ensaios abertos que antecedem o período carnavalesco. Um mês antes da festividade de momo, em todos os finais de semana, músicos percorrem as ruas de Marechal Deodoro, levando frevo para os moradores.

Secretário de Cultura do município, Diego Lima afirma que os ensaios abertos foi uma iniciativa do Prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, como forma de fomentar a cultura da música e incentivar a apropriação do deodorense a sua raiz.

“Desde quando assumiu a gestão, uma das premissas do prefeito [Cacau] é desenvolver um trabalho de resgate da autoestima do deodorense com sua cultura. Marechal Deodoro é uma terra potencialmente cultural, não é a toa que é conhecida por ser a terra da música. E essas iniciativas como o ensaio aberto, agradam demais os músicos e os deodorenses”, afirmou.