Prefeito Cacau anuncia subvenções sociais para duas Filarmônicas, banda de pífano e para Nelson da Rabeca

O anuncio foi feito durante o 1º Grande Encontro das Filarmônicas. A Filarmônica Aconchego, a Sociedade Musical Santa Rita dos Impossíveis, a Banda de Pífano Manoel da Hora e o artista individual Nelson da Rabeca foram os contemplados.

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, anunciou que duas filarmônicas, a banda de pífano Manoel da Hora e o artista individual Nelson da Rabeca, a partir deste mês, passarão a receber subvenção social. O anuncio foi feito durante o último dia do 1º Grande Encontro de Filarmônicas que aconteceu nessa quinta-feira (23).

A Filarmônica Aconchego, a Sociedade Musical Santa Rita dos Impossíveis, a Banda de Pífano Manoel da Hora e o artista individual Nelson da Rabeca foram contempladas após a sansão da Lei nº 1.254/2018. Antes, recebiam subvenção apenas das Filarmônicas Santa Cecília, Carlos Gomes, Manoel Alves de França, Nossa Senhora da Boa Viagem, e a banda de Pífano Esquenta Muié. Ainda durante o evento, o prefeito anunciou que o artista individual Zezinho Romeiro, será o próximo a receber a subvenção.

A partir de agora, todas as sete filarmônicas irão receber mensalmente o valor de R$4.410,00 como forma de valorizar a cultura de música existente no município. Para o artista individual Nelson dos Santos, conhecido pelo nome artístico “Nelson da Rabeca”, o valor de R$ 1.908,00. Já as bandas de pífano recebem R$3.060.

Ainda de acordo com a lei, as bandas de filarmônicas e de pífanos e o artista individual, devem fazer no mínimo seis apresentações musicais gratuitas por ano, podendo chegar ao total de dez apresentações, dependendo da necessidade cultural do município, com local, data e hora, através de comunicado da Secretaria Municipal de Cultural, exceto durante o período de Carnaval.

De acordo com o prefeito Cacau, garantir essas subvenções não é despesa, mas sim investimento.

“Guardei o dia de hoje, quando é comemorado o Dia do Músico, para trazer essa nova notícia para vocês das novas subvenções e reajuste. Então garantir essas subvenções é investimento no futuro”, disse o prefeito.

O presidente da Filarmônica Santa Cecília, João Lopes, falou sobre a importância da música para a formação dos jovens deodorenses.

“Fazendo uma conta rápida, cada filarmônica tem, pelo menos sessenta músicos de bancada e sessenta alunos. Temos em torno de seiscentos jovens e adolescentes envolvidos com a música, ocupando o tempo ocioso. Isso significa jovens ocupando a mente, longe de drogas e tudo que pode prejudicar a vida deles. Então eu quero agradecer pelo investimento da Prefeitura de Marechal Deodoro na nossa cultura”, expôs o presidente.