Grande concerto das Filarmônicas abre programação em homenagem ao dia do músico, no Cais da Lancha

O evento, Grande Encontro das Filarmônicas, teve início na noite desta quarta-feira (22), e encerra nesta quinta-feira (23). Durante as apresentações, solistas foram homenageados com o Prêmio Zezinho Romeiro.

Texto: Izabelle Targino | Fotos: Wellington Alves

O som dos trompetes, clarinetes e saxofones ecoaram pela Orla Lagunar de Marechal Deodoro na abertura do 1º Grande Encontro das Filarmônicas de Marechal Deodoro, na noite desta terça-feira (21), no Cais da Lancha, no Centro Histórico.  O evento marca as comemorações do Dia do Músico, celebrado nesta quarta-feira, dia 22 de Novembro.

Durante toda a noite, o calçadão da orla virou palco de um grande Concerto Musical. As apresentações das seis Filarmônicas do município, atraiu deodorenses e turistas, que se encantavam a cada música.

A programação foi aberta com a apresentação da tradicional Banda de Pífano Esquenta Muié e seguiu com as apresentações das Filarmônicas Nossa Senhora da Boa Viagem, Santa Cecília, Aconchego, Carlos Gomes, Manoel Alves e Santa Rita dos Impossíveis. Esta última é do Povoado Riacho Velho e foi criada há um ano.

O homenageado da noite, Mestre Zezinho Romeiro, também agraciou o público. Com seu sax, o músico tocou “Como é Grande o Meu Amor Por Você”, arrancando aplausos da plateia.

O prefeito Cláudio Filho Cacau destacou a importância da música para o município e falou sobre a importância de apoiar os músicos deodorenses.

“Temos que enaltecer cada vez a música no nosso município. Marechal é o berço da música em Alagoas e temos que ter orgulho. Este é o primeiro Festival de Música que estamos realizando e preparamos tudo com muito carinho para enaltecer e homenagear os músicos, e os antigos músicos, que tanto já fizeram pela cultura do nosso município. Este é o nosso papel, valorizar o músico e os artistas deodorenses”, disse o prefeito Cláudio Filho Cacau.

TROFÉU ZEZINHO ROMEIRO

Após as apresentações, um solista de cada Filarmônica recebeu o Troféu Zezinho Romeiro, como forma de homenagear todos os músicos.

José Romeiro Neto, tem 90 anos e iniciou a vida musical aos 15 anos, tocando saxofone. Desde então, todos os finais de tarde, toca seu sax pelas ruas de Marechal Deodoro, encantando moradores e turistas.

Foram agraciados com o Troféu os solistas: Gleyciane Costa, saxofonista da Sociedade Musical Nossa Senhora da Boa Viagem; Egnaldo Alves, trompetista da Sociedade Musical Filarmônica Aconchego; Pedro Henrique, trompetista da Filarmônica Santa Cecília; João de Góes, que toca clarinete na Sociedade Musical Carlos Gomes e João Alcântara, trompetista da Sociedade Musical Manoel Alves.

Uma das agraciadas, a saxofonista Gleyciane Costa, de 10 anos, ficou muito feliz pela escolha. Ela tem apenas seis meses que iniciou na Manoel Alves.

“Me inspirei no meu irmão, que tocava, mas desistiu. Comecei a tocar e vi que tenho esse dom. Valeu a pena. Estou muito feliz e agradeço a todos que me apoiaram. Foi a primeira vez que toquei na frente de tanta gente”, disse ela.

Para o secretário de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, Diego Lima, mais que valorizar os músicos, o evento tem como objetivo fazer ressurgir na comunidade deodorense a apropriação da cultura musical do município.

“Marechal Deodoro é um município que atualmente tem sete filarmônicas. Então nosso objetivo é apropriar a comunidade da beleza da filarmônica. Enquanto turistas e pessoas de outras cidades se encantam com as nossas bandas, talvez por termos todos os dias bandas tocando na cidade e nas sedes, às vezes o encantamento do deodorense pode se perder. Então um momento como este vai fazendo ressurgir, pouco a pouco, esta beleza, este encantamento e essa apropriação cultural nos deodorenses”, disse o secretário.

O 1º Grande Encontro de Filarmônicas continua nesta quarta-feira, Dia do Músico, com realizações de oficinas de música nas sedes das Filarmônicas e Conservatório da Música.

A partir das 19h, encerrando a programação, haverá o desfile das Filarmônicas pelas ruas da cidade, finalizado com o grande encontro e a entrega do Troféu Manoel Alves de França.