Dia do Músico é comemorado com desfile e apresentações das filarmônicas de Marechal Deodoro

Evento aconteceu durante encerramento do 1º Grande Encontro das Filarmônicas. No Cais da Lancha, as sete filarmônicas do município se apresentaram, comemorando o Dia do Músico

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

Desfiles pelas ruas da cidade e o grande encontro das sete filarmônicas de Marechal Deodoro marcaram a última noite de festival em homenagem ao Dia do Músico. O encerramento do 1º Grande Encontro de Filarmônicas aconteceu no Cais da Lancha, na Orla Lagunar, nessa quinta-feira (22).

As Filarmônicas Santa Cecília, Carlos Gomes, Manoel Alves de França, Nossa Senhora da Boa Viagem, Aconchego e Santa Rita dos Impossíveis seguiram em desfile pelas ruas da cidade, realizando o encontro no Cais da Lancha.

Sob os olhos atentos e arrancando aplausos do público, as Filarmônicas, formando uma grande banda, executaram dobrados e músicas regidas por cada um dos cinco maestros. Ao final de cada música regida, o maestro recebeu, como homenagem ao Dia do Músico, o Troféu Professor Manoel Alves de França.

As homenagens foram recebidas com muito carinho pelos maestros, que ressaltaram a importância da valorização da música deodorense pelo Executivo Municipal.

“Agradeço ao prefeito Cacau e ao secretário Diego Lima pelo que eles vêm fazendo pela música em nosso município. No nosso dia, Dia do Músico, só temos a agradecer e comemorar”, disse o maestro da Sociedade Musical Nossa Senhora da Boa Viagem, João de Lima.

O maestro Altamiro França, filho do maestro que dá nome ao troféu, ressaltou o trabalho do pai no município.

“Quero agradecer pela consideração e por essa homenagem ao meu pai. Seu Manoel Alves de França é um grande músico e formou muitos músicos deodorenses que hoje tocam bandas das forças armadas em vários estados do nosso pais. Hoje, minha contribuição é dar continuidade ao trabalho dele”, disse o maestro Altamiro.

Além dos maestros, também foram homenageados, a presidente da Sociedade Musical Santa Rita dos Impossíveis o mestre Zezinho Romeiro; Nelson da Rabeca; o presidente da Federação de Bandas e Fanfarras de Alagoas, Professor Paranhos; e Professor Rodrigo, da Universidade Federal de Alagoas.

O prefeito Cláudio Filho Cacau parabenizou os músicos deodorenses pelo seu dia e garantiu que irá continuar investindo na música e na cultura deodorense.

“É muito emocionante ouvir vocês tocarem todos juntos. Para Marechal Deodoro e para Alagoas é motivo de orgulho ter todas estas Filarmônicas. Tenho muita satisfação em dizer que apoio e vou continuar apoiando as filarmônicas, porque investir em música e cultura é investir no futuro dos nossos jovens e adolescentes. Vocês que fazem as filarmônicas têm um papel social muito importante com os jovens, que aprendem não só sobre música, mas sobre cidadania e o conviver em equipe. Parabéns a todos os músicos e contribuem e já contribuíram para a história de Marechal Deodoro”, disse o prefeito.

A festa foi encerrada com todos os músicos tocando em uma só sintonia a música ‘parabéns’, em seguida, os presentes, comemoraram com um bolo de dois metros, feito como mais uma forma de homenagear os músicos deodorenses.