Moradores da Terra da Esperança e conjuntos vizinhos receberam diversos serviço no 2º Viva Marechal

Foram realizadas atividades de Educação, Assistência Social, Habitação, recreação, entre outros

Texto: Izabelle Targino / Fotos: Wellington Alves e Rafaela Ferreira

Apresentações culturais, oficinas, e diversos serviços oferecidos à população marcaram a segunda edição do Programa Viva Marechal, realizada nesta quinta-feira (02). Desta vez, a Prefeitura levou os serviços para o Conjunto Terra dos Marechais, beneficiando os moradores de todos os conjuntos da região.

O objetivo do Viva Marechal é levar para as comunidades deodorenses os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Marechal Deodoro, a exemplo de Saúde, Assistência Social, Educação, Esporte e Lazer, entre outros.

Habitação

Durante todo o dia, as equipes da Superintendência de Habitação fizeram visitas nas residências realizando um levantamento socioeconômico dos moradores para saber informações sobre renda, quantas famílias residem na mesma casa, entre outros informações que possibilitem inserir as famílias nos programas de habitação.

Além disso, foram realizados atendimentos para esclarecimento de dúvidas, preenchimento de dossiê e informações sobre os programas Mulheres Mil, Programa de Corte e Costura, entre outros.

Meio Ambiente

As equipes da Secretaria do Meio Ambiente realizaram diversas atividades com a participação dos moradores. Foram instaladas lixeiras sustentáveis, feitas com pneus na Praça. Além disso, houve plantio de mudas em jardineiras feitas com pneus e plantio de mudas de árvores, também da Praça.

Além disso, junto com os integrantes da COOPMAR e as crianças participantes, as equipes realizaram uma panfletagem para divulgar a coleta seletiva no conjunto, informando que o caminhão coletor vai começar a passar na região todas as quartas-feiras.

Para quem gosta de passear na praça com seus animais, foi instalada um equipamento para que as pessoas possam pegar sacolas disponibilizada pelo IMA e recolher as fezes dos animais.

Por fim, a equipe de Educação Ambiental, junto com o coordenador de agricultura da Secretaria, implantaram uma horta de condimentos na Casa da Sopa Santa Clara, com mudas doadas pela Fazenda da Esperança.

SMTT

Pela segunda vez, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito levou para o Viva Marechal o Circuito Educação de Trânsito. Os equipamentos simulam uma via onde as crianças, com carrinhos ou bicicletas aprendem, na prática, noções de como se comportar no trânsito, sinalização, e uso da faixa de pedestre.

Educação

A Secretaria de Educação realizou diversas ações para as crianças presentes no evento, a exemplo de jogos educativos, pintura livre, oficinas com materiais recicláveis e recreação na quadra.

Os alunos do Mais Educação capricharam nas apresentações culturais e artísticas. A Fanfarra da Escola Municipal Altina Ribeiro Toledo abriu as apresentações animando o público. As apresentações seguiram com o Coral dos alunos da Escola Joaquim Gama; o Teatro Viva o Francês, dos alunos da Escola Manoel Messias; e os alunos da Escola Petronila de Gouveia, que realizaram uma apresentação e Hip Hop.

Ainda durante o evento, o prefeito Cacau realizou uma visita às obras da Creche e da nova escola da Terra da Esperança

Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social levou para a população atendimentos do Cadastro Único. As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) realizaram um trabalho de conscientização sobre a exploração sexual infantil, distribuição de panfletos educativos e mini palestras. As mulheres que estavam presentes no evento puderam fazer maquiagem, manicure e cabelo, ofertados na tenda da beleza da Assistência Social.

Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizou oficinas de confecção de brinquedos, pintura no rosto, entre outros. Além disso, as famílias dos conjuntos receberam cestas básicas.

Para o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, esta edição foi muito especial, porque além de ter atendido a uma comunidade grande e com diversas necessidades, aconteceu dentro das comemorações do aniversário de 427 anos de fundação do município e 191 anos do aniversário do Marechal Deodoro.

“Marechal está em festa. Começamos na quarta-feira com o início de obras importantes para o município e o Cinema nos Bairros. Hoje trouxemos diversos serviços da Prefeitura para atender toda a demanda da Terra da Esperança e toda a região. Ficamos muito felizes em poder trazer saúde, atividades de lazer, serviços e tantas realizações importantes para estes deodorenses”, disse o prefeito.