Boi da Ilha de Santa Rita participa de Festival de Bumba Meu Boi, em Maceió

O projeto começou na escola e se expandiu para a comunidade. Neste final de semana, o Boi Pérola da Ilha será um dos participantes do Festival de Bumba Meu Boi, realizado pela Prefeitura de Maceió.

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)/Fotos: Boi Pérola da Ilha

O Bumba Meu Boi Pérola da Ilha, da Ilha de Santa Rita, irá se apresentar nesta sexta-feira (24), na 6ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, que acontece neste final de semana, no Estacionamento de Jaraguá. O Boi Pérola vai contar em seu enredo a história de Alice no País das Maravilhas.

Em menos de um ano, o Boi deodorense já vem tendo destaque nas comunidades e escolas do município. O Pérola da Ilha realizou sua primeira apresentação na Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar), no ano passado, depois de uma iniciativa na Escola Municipal Adelina de Carvalho, na Ilha de Santa Rita.

No Festival, o Boi Pérola vai disputar em cinco quesitos uma vaga na primeira divisão do concurso. A equipe do Bumba Meu Boi é formada por mais de 50 componentes, divididos entre bateria, balé, apoio técnico, personagens e condutores. Como forma de valorizar a cultura local, a Prefeitura de Marechal Deodoro irá disponibilizar transportes para levar todos os componentes até o Estacionamento do Jaraguá – local onde acontecerão as apresentações.

De acordo com o presidente do Boi Pérola, Ednaldo José, conhecido por Tinho, a meta dos componentes é atingir pelo menos o terceiro lugar da primeira divisão.

“Esse ano a Prefeitura de Marechal Deodoro disponibilizou os transportes. Além disso, fizemos parceria com o boi da primeira divisão para dar um apoio já que é o nosso primeiro ano nessa grande apresentação. Se ficarmos até o terceiro lugar, nós subimos para a primeira divisão. Estamos lutando muito para ganhar, porque foi um projeto que saiu de uma escola do município e isso é muito importante para nós”, contou.

Festival Bumba Meu Boi

Há seis anos a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), realiza o Festival de Bumba Meu Boi. Neste ano, o evento irá acontecer nos dias 24 e 25 de agosto, a partir das 19h, no estacionamento do Jaraguá, com a participação de 20 grupos. A entrada é gratuita.

Para a edição deste ano do festival, a Fundação destinou R$ 90 mil por meio do projeto Cultura Popular em Movimento. O evento será realizado a partir de uma parceria com a Liga de Bumba Meu Boi de Maceió.

Bumba meu boi

O bumba-meu-boi é uma dança folclórica típica do norte e nordeste brasileiro, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressureição de um boi.

A festa tem ligações com diversas tradições, africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período de festas juninas.