Prefeito Cacau se reúne com pais dos estudantes do NAEE para apresentar ações desenvolvidas

Na ocasião, o prefeito apresentou quais são os serviços oferecidos no NAAE, as principais finalidades, e a situação geral da educação inclusiva na rede escolar

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Garantir a aproximação entre a Prefeitura de Marechal Deodoro e os pais dos alunos da Educação Especial com foco no desenvolvimento dos estudantes. Esse foi o intuito do prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, ao se reunir com os familiares dos estudantes do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), na manhã desta terça-feira (24).

Na ocasião, o prefeito, junto com a Coordenadora de Educação Especial, Monalisa Albuquerque, apresentou quais são os serviços oferecidos no NAAE, as principais finalidades, a situação geral da educação inclusiva na rede escolar e o desenvolvimento do perfil da educação especial desde o ano de 2017. Durante a reunião, o prefeito fez questão de ouvir e prestar todo atendimento as reivindicações e dúvidas dos familiares.

O Núcleo de Atendimento Educacional Especializado atende mais de 70 alunos e conta com toda a estrutura necessária para atender os estudantes,  com professor e interprete de libras, avaliação e atendimento psicopedagógico.

No local, ainda foi apresentada a evolução da Educação Especial no município desde a sua implantação, já na gestão do prefeito Cacau. Em 2017, a Educação Especial contava com 35 cuidadores, já em 2018, o número passou a ser 57. Além disso, antes, os estudantes contavam com três intérpretes e em 2018 já contam com cinco.

De acordo com o prefeito Cláudio Filho Cacau, o NAEE é fruto de um trabalho em conjunto realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e os pais dos alunos.

“Quando assumi a prefeitura garanti que ia dar melhores condições a Educação Especial de Marechal Deodoro, para dar acolhimento a essas famílias. E é isso que a gente vem fazendo há um ano e meio. Não é fácil mudar tudo do dia para a noite, principalmente pela forma como encontramos o município. Toda vez que vou no NAEE fico emocionado em ver a evolução e a felicidade deles. E essa reunião é para mostrar o que está sendo feito e ouvir de vocês o que nós podemos melhorar. O que faltava no nosso município era inclusão e respeito”, disse o prefeito.

Para a mãe de um dos alunos do NAAE, Kátia Rosalina, o núcleo deu para o filho melhores condições e um ensino de qualidade.

“Quero fazer o meu agradecimento ao prefeito Cacau, agradecer pelo que tem feito pelo meu filho. Moro no Denison Amorim há um ano e em lugar nenhum eu vi isso acontecer, meu filho nunca passou um ano na sala de aula. Marechal Deodoro tem sido muito bom pra mim. Por isso, eu só tenho que agradecer pela estrutura e por essa equipe maravilhosa”, expôs.

Núcleo de Atendimento Educacional Especializado

Implantado na gestão do prefeito Cláudio Filho Cacau, o NAAE tem como um dos principais objetivos desenvolver as habilidades dos alunos em seus aspectos cognitivos, sociais e efetivos, além de promover a inclusão e o respeito dos alunos na comunidade escolar. Além de atender a demanda do EJAI nos turnos da manhã e tarde.

O público alvo do NAEE são alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos com deficiência, dificuldades de aprendizagem e deficiência auditiva.