Prefeito Cacau anuncia manutenção da Lavanderia da Poeira

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Em uma reunião com lavadeiras da Poeira, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, garantiu a manutenção predial da antiga lavanderia popular, que estava fechada por falta de estrutura e investimentos do poder público. A lavanderia da Poeira era um espaço que contribuía na geração de renda para dezenas de mulheres deodorenses.

Durante a reunião, o prefeito fez questão de ouvir as reivindicações das lavadeiras na intenção de oferecer uma estrutura que supra as principais necessidades da categoria. Após a reunião, o prefeito Cacau, acompanhado de um corpo técnico da Prefeitura, inspecionou as condições da lavanderia e garantiu que vai entregar um espaço mais digno.

“É importante a gente ouvir a comunidade para que a gente consiga atender às necessidades. Eu tenho um carinho especial pelo bairro da Poeira. Viemos aqui visitar a lavandeira para que possamos iniciar a obra o mais rápido possível e resolver esse problema antigo, de anos. Assim vamos dando mais condições para que as mulheres da Poeira possam ganhar seu dinheiro de uma forma mais digna”, afirmou.

Na inspeção, o prefeito falou da implantação de novas pias e torneiras, uma nova coberta, manutenção hidráulica, manutenção dos muros e a estruturação de um novo rego para o escoamento da água. Cacau ainda ouviu os moradores locais e assegurou a limpeza do beco de acesso à lavanderia.

Dona Maria, que trabalha como lavadeira e se tornou uma das líderes da categoria, falou que a lavanderia está esquecida há anos e que o pleito nunca foi recebido por outras gestões.

“A gente estava desacreditada. Há anos que a lavanderia está nesta situação, acabada, não presta para nada. Na antiga gestão, a gente precisou de uma bomba de água, fomos lá pedir e ninguém nos ajudou, tivemos que fazer uma ‘vaquinha’ entre a comunidade. Vamos confiar para que tudo dê certo”, disse.